Vasco Cordeiro alerta governo a tornar habitação uma prioridade para não perder fundos europeus
Diário dos Açores

Vasco Cordeiro alerta governo a tornar habitação uma prioridade para não perder fundos europeus

Previous Article Previous Article Bloco de Esquerda propõe medidas para compensar perda de poder de compra
Next Article Manuel Azevedo lança livro no Pico Manuel Azevedo lança livro no Pico

Vasco Cordeiro alertou que o Governo Regional dos Açores deve “fazer da habitação uma prioridade”, para que não se percam 60 milhões de euros de fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) garantidos pelo anterior Governo suportado pelo PS.
O Presidente do PS/Açores falava na Ribeira das Tainhas, em Vila Franca do Campo, num terreno reservado à construção de 9 fogos, em tipologia T2 e T3.
Vasco Cordeiro sinalizou o atraso do Governo Regional no aproveitamento destes 60 milhões de euros do PRR, que podem estar “em risco de se perder”, uma vez que, de acordo com a calendarização estabelecida, até ao final deste ano “deveriam estar concluídas intervenções em cerca de 170 casas em toda a Região, 36 novas habitações e 132 de recuperação e renovação de habitações”.
O líder dos socialistas açorianos realçou que este alerta “não parte apenas do PS”, até porque “o próprio Conselho Económico e Social dos Açores (CESA) considerou, a 7de julho, que essas metas estavam em perigo, que o aproveitamento dos 60 milhões de euros do PRR garantidos pelo Governo do PS, estão em perigo, porque estão a verificar-se cada vez mais atrasos”.
Vasco Cordeiro salientou a “importância e a urgência das questões relacionadas com a habitação”, lembrando que os Governos Regionais suportados pelo PS “tiveram medidas e iniciativas concretas que ajudaram mais de 9.000 famílias Açorianas a realizarem o seu direito à habitação”, como o Programa Famílias com Futuro e o Programa Casa Renovada, Casa Habitada.
O líder parlamentar do PS alertou o Governo Regional para as dificuldades que se colocam no plano da habitação, especificando com “o aumento do preço das rendas de casa” e o “aumento do custo de construir habitações”, considerando que estes são “dados novos que trazem ainda mais urgência a este desafio da habitação”.
“O Partido Socialista entende que a habitação deve ganhar prioridade, porque é muito dinheiro para sequer corrermos o risco deste ser desperdiçado. É necessário dar prioridade ao aproveitamento dos recursos garantidos pelo anterior Governo, que estão à disposição deste Governo, de forma a garantir o cumprimento destas metas. Falamos de metas, dos 60 milhões, de quase 170 habitações, mas tudo isto significa famílias Açorianas, que se o GRA agisse mais rapidamente no aproveitamento deste dinheiro, já teriam a sua habitação, já teriam a garantia deste direito”, salientou o líder parlamentar do PS, Vasco Cordeiro.

Share

Print

Theme picker