Governo assegura segurança social dos jovens inseridos nos programas Estagiar
Diário dos Açores

Governo assegura segurança social dos jovens inseridos nos programas Estagiar

Previous Article Previous Article CDS defende promoção turística destacando “singularidades” de cada ilha
Next Article Parabéns Vila de Água de Pau pelo teu 507º Aniversário - 28 de Julho [1515 – 2022]

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego enalteceu ontem a abrangência obrigatória dos jovens inseridos nos programas Estagiar L, T e + pelo Regime de Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem, assegurando, deste modo, o início da sua carreira contributiva para efeitos de proteção social.
Maria João Carreiro falava na sessão de esclarecimento, em formato ‘webinar’, sobre o novo regulamento do ESTAGIAR, onde se inclui o recém-criado Estagiar+, promovida através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego.
Na sessão, que juntou mais de 150 participantes, entre os quais representes de empresas e entidades empregadoras da região, a governante frisou que o novo ESTAGIAR, “além da garantia de proteção social dos jovens, visa promover a sua rápida integração no mercado de trabalho, incentivando durações de estágio superiores no setor privado”.
Entre as melhorias introduzidas no regulamento, a Secretária Regional destacou, ainda, a discriminação positiva dos jovens que fazem o Estagiar T, que passam a auferir 105% do salário mínimo regional, reconhecendo e valorizando, assim, o percurso formativo dos jovens estagiários.
Em relação ao novo programa Estagiar+, destinado aos desempregados com habilitação igual ou inferior ao 12.º ano de escolaridade, a titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego frisou que a medida ESTAGIAR está agora mais “universal”, já que inclui os jovens com idade igual ou inferior a 30 anos independentemente do seu nível de qualificação.
“Os estágios profissionais existem para que os jovens possam complementar e aperfeiçoar as suas competências, além de facilitarem o recrutamento e a integração de quadros nas empresas”, afirmou, lembrando as medidas do Governo dos Açores para apoiar a contratação e o emprego estável, como o CONTRATAR ou o TURIS.ESTÁVEL.
Maria João Carreiro sublinhou que “os jovens estagiários esperam ver o seu talento e as suas competências reconhecidas com um contrato de trabalho, razão pela qual o Governo tem respondido a esta exigência com apoios à contratação e emprego estável”.
As candidaturas ao Estagiar L, T e + decorrem, em simultâneo para os jovens e entidades promotoras, de 1 de agosto a 31 de março, com exceção do Estagiar L e T na Administração Pública que abrem por despacho.
As candidaturas são apresentadas através da plataforma https://empregojovem.azores.gov.pt/.

Share

Print

Theme picker