De Setembro a Dezembro no Teatro Micaelense
Diário dos Açores

De Setembro a Dezembro no Teatro Micaelense

Previous Article Hoje é dia Internacional do amigo e da Amizade
Next Article Festival Cordas em filme documentário Festival Cordas em filme documentário

Na abertura da nova temporada, em Setembro, o Teatro Micaelense acolhe três concertos do Festival Internacional dos Açores, que, na sua 17.ª edição, assinala os cem anos do nascimento do escritor José Saramago. No Teatro Micaelense actuarão a solo, em recital, os pianistas Young-Choon Park (dia 2), Zoran Imširović (dia 3) e Gülsin Onay (dia 4). No dia 10 de Setembro, a Sinfonietta de Ponta Delgada apresenta-se em concerto com o maestro Jean-Sébastien Béreau e com a pianista Ana Telles, interpretando um programa arrojado, idealizado pelo maestro, que inclui obras de Gabriel Pierné, Vincent D’Indy e Darius Milhaud. No dia 16, o BLUE SEA Project apresenta “Marés em 9 cantos”, um espectáculo com direcção musical de Filipe Fonseca e narração e textos de Victor Rui Dores. Setembro marca ainda o regresso de Ana Moura ao palco do Teatro Micaelense. No dia 23, a cantora traz-nos temas do seu novo trabalho, como o single “Andorinhas”, no qual reclama a liberdade de ser artista sem rótulos, sem limites – tão imponente no fado como no rock, na soul como em balanços com mais África dentro.
 No Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, o Teatro Micaelense acolhe a apresentação do livro “Sempre presente, mesmo ausente” — Margarida Magalhães Sousa (1921-1993): uma vida dedicada à música, pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada, e um dos concertos do 1.º Festival Internacional de Saxofones dos Açores (FISA).
A 15 de Outubro Vasco Ribeiro Casais apresenta OMIRI, um dos mais originais projectos de reinvenção da música de raiz portuguesa. No dia 19, a International OCEAN FILM TOUR volta a passar pelo Teatro Micaelense, com as melhores aventuras oceânicas, desportos aquáticos e documentários ambientais a bordo. Nos dias 21 e 22, o Teatro Micaelense acolhe mais uma edição da IMPRÓPRIA - Mostra de Cinema de Igualdade de Género, com várias curtas-metragens que se debruçam sobre temas como direitos humanos, orientação de desejo, estética queer, violência de género ou identidade sexual.  A 29 regressa Palcomédia, o festival de comédia, que, nesta 4.ª edição, conta com as participações dos humoristas Hélder Medeiros, João Nuno Gonçalo, Miguel Neves, Valdemar Creador e Joel Ricardo Santos.
 Nos dias 4 e 5 de Novembro, o Teatro Micaelense volta a ser um dos palcos do Azores Festival (Festival de Música dos Açores), onde se cruzam a música Barroca e Antiga e a música erudita contemporânea. No dia 12, o 37.25 Núcleo de Artes Performativas apresenta “Carta de Smith”, um espetáculo que integra a programação do Paralelo Festival de Dança e busca inspiração no livro “Atlas do Corpo e da Imaginação”, de Gonçalo M. Tavares. A 19 de Novembro, a Filarmónica Nossa Senhora das Neves apresenta-se num concerto com Ana Bacalhau. A 2.ª edição do PDLJazz realiza-se de 24 a 26 de Novembro. Da programação do festival, promovido pelo Teatro Micaelense com a ambição de firmar a presença do jazz na agenda da cidade e da ilha, fazem parte os concertos de Vânia Dilac & The Soulmates (dia 24), Elisa Rodrigues (dia 25) e Sarah McKenzie, que se apresenta em trio com Romero Lubambo e Jaques Morelenbaum (dia 26).
Em Dezembro, no dia 3, a Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigida por Amâncio Cabral, apresenta a ópera  “Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck. No dia 17, e a fechar a programação de 2022, Camané e Mário Laginha trazem “Aqui está-se sossegado”, um novo projecto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco.
O Teatro Micaelense encerrará de 1 a 22 de Agosto.

Share

Print

Theme picker