Núcleo Museológico da Agricultura e Quintal Etnográfico inaugurados com nova museografia
Diário dos Açores

Núcleo Museológico da Agricultura e Quintal Etnográfico inaugurados com nova museografia

Previous Article Previous Article Vice-Presidência do Governo abre novo período de candidaturas ao programa de Incentivo ao Arrendamento
Next Article Vale das Furnas: Um Registo Urgente

O Núcleo Museológico da Agricultura e o Quintal Etnográfico – Núcleo Museológico da Ribeira Chã serão inaugurados, após serem alvos de reformulação museográfica, hoje dia 2 Agosto, pelas 20h00, na Rua Agente Técnico João Mota Amaral.
 Através da assinatura do protocolo com o Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, os núcleos museológicos da Ribeira Chã integram o Museu de Lagoa-Açores. O Núcleo Museológico da Agricultura representa o passado agrícola da Ribeira Chã, a partir do vasto acervo de instrumentos do património rural aí reunidos, que fazem alusão às práticas agrícolas tradicionais.
Nesta primeira fase inaugural, faz-se referência a duas culturas agrícolas: a cultura do pastel, que tornou esta freguesia, nos séculos XVI e XVII, um importante centro de produção em larga escala; e a cultura do trigo, tema central ao longo da exposição, que foi das primeiras a ser praticada em grandes quantidades, exportando cereais para o Reino e praças de África no decurso do século XV. Do seu espólio fazem parte a primeira debulhadora mecânica da Ribeira Chã, uma máquina semeadora de trigo e alguns conjuntos de utensílios agrícolas correspondentes às várias fases do ciclo do trigo.
Por seu turno, o Quintal Etnográfico, construído, desde 1983, no espaço resultante do aterro de uma grota com 22 metros de profundidade, apresenta-se dividido em três secções: Plantas aromáticas e medicinais; Plantas Endémicas; Culturas Agrícolas (tremoço, inhame, milho, serpentina, entre outras).

Share

Print

Theme picker