PSD de Vila Franca pede demissão de Ricardo Rodrigues depois de ser acusado pelo Ministério Público
Diário dos Açores

PSD de Vila Franca pede demissão de Ricardo Rodrigues depois de ser acusado pelo Ministério Público

Previous Article Previous Article Julgamento do caso Azores Park vai ser repetido
Next Article Novos donos da conserveira Sta. Catarina mantêm todos os postos de trabalho e pagam renda anual de 206 mil euros Novos donos da conserveira Sta. Catarina mantêm todos os postos de trabalho e pagam renda anual de 206 mil euros

Os Vereadores do município de Vila Franca do Campo, eleitos pelo PSD e a Comissão Política Concelhia de Vila Franca do Campo anunciaram ontem que tiveram acesso ao despacho de acusação do Ministério Público - Procuradoria da República da Comarca dos Açores, onde acusa formalmente o atual presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, o vereador Carlos Pimentel, a ex-vereadora Nélia Guimarães e o seu marido Orlando Guimarães, e, ainda, o irmão do Presidente da Câmara Municipal, Luís Rodrigues.
Os mesmos, tendo sido constituídos, em 2018, arguidos no processo de “Concessão de Exploração de Espaço Destinado a Restauração Rotunda dos Frades” estão acusados dos crimes de prevaricação e abuso de poder, tendo-lhes sido aplicada a pena de Termo de Identidade e Residência, afirma o comunicado do PSD.
O Ministério Público refere que “ … da prova colhida em inquérito resultam indícios suficientes da prática dos referidos crimes, que se farão constar da acusação que será deduzida adiante e que motivam a mesma…”.
O caso remonta ao ano de 2018, em que o PSD de Vila Franca do Campo denunciou ao Ministério Público a “Concessão de Exploração de Espaço Destinado a Restauração Rotunda dos Frades”, um processo que pecou pela falta de transparência, não tendo sido discutido e autorizado, quer em sede de Câmara Municipal, quer autorizado pela Assembleia Municipal.
Aquando da constituição de arguido, e consequente investigação dos arguidos, os vereadores do PSD e a Comissão Política de então entenderam dar um voto de confiança ao Presidente Ricardo Rodrigues e à sua vereação, o qual aventava da legalidade de todo o processo e da inexistência de qualquer favorecimento.
O PSD acusa Ricardo Rodrigues de continuar, ainda hoje, a lançar concursos sem autorização da Assembleia e no total desconhecimento da Câmara, fazendo-o por sua iniciativa própria.
O PSD diz que denunciou ao Ministério Público a “Concessão do Uso Privativo da Infraestrutura “Mercado do Peixe” localizada na Avenida Vasco da Silveira, Vila Franca do Campo, para exploração de estabelecimento de restauração “ por entendermos estar ferido de nulidades, uma vez que usurpou as competências quer da Câmara Municipal quer da Assembleia Municipal. Face à gravidade da situação, os vereadores e a Comissão Politica do PSD de Vila Franca do Campo entendem que o Presidente a Câmara Municipal, Dr.º Ricardo Rodrigues, e o vereador Carlos Pimentel, não têm mais condições políticas para garantir a confiança e estabilidade necessárias para continuar à frente dos destinos do Município. Encontrando-se acusados de crimes tão graves, deverão apresentar de imediato a sua demissão dos cargos que ocupam”.

Share

Print
Ordem da notícia1142

Theme picker