SATA cresceu na facturação mas também aumentou os prejuízos
Diário dos Açores

SATA cresceu na facturação mas também aumentou os prejuízos

Previous Article Previous Article HDES adquire novo equipamento para doentes submetidos a broncoscopia
Next Article Festa Branca hoje em P. Delgada  envolve 200 artistas Festa Branca hoje em P. Delgada envolve 200 artistas

A SATA aumentou a sua facturação no 1º semestre deste ano, como foi anunciado, mas também aumentou os prejuízos, que não foram totalmente revelados, segundo fonte próxima do governo conhecedora do relatório.
A empresa tinha divulgado, esta semana, que obteve no primeiro semestre receitas consolidadas de 107,9 milhões de euros, um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019.
Numa nota enviada às redacções, a companhia aérea açoriana informava ainda que este valor “passa a constituir o melhor primeiro semestre em termos de receita desde que há registos consolidados”.
Os números assinalam “a recuperação do tráfego pós-pandemia” de covid-19 e, por consequência, a “recuperação da actividade turística, fundamental para a Região Autónoma dos Açores”, sublinha a companhia.
O relatório completo do 1º semestre ainda não foi tornado público, mas uma fonte que teve acesso ao mesmo disse ao “Diário dos Açores” que os prejuízos na Azores Airlines “são enormes” se levarmos em conta os prejuízos e amortizações que não foram divulgados.
Os dados públicos da Azores Airlines para o 1º semestre indicam um EBITDA (Resultados Operacionais antes dos impostos, juros e amortizações) de 14,9 milhões negativos, mas se somarmos as amortizações e juros, que não foram revelados, o prejuízo é muito maior.
Sabendo-se que no 1º trimestre as amortizações foram de 6,6 milhões de euros e os juros de 5,2 milhões, e partindo do pressuposto que as amortizações e juros no 2º trimestre são pelo menos idênticos aos do 1º trimestre, significa que os resultados líquidos estarão à volta dos 40 milhões de euros negativos.
O modo como as contas foram apresentadas esta semana não agradou a alguns membros da coligação, e o nosso jornal sabe que algumas vozes terão pedido “mais informação e mais transparência” na divulgação dos resultados.
A SATA anunciou ainda que, face a 2019, os custos com combustível registaram um aumento de cerca de 13,9 milhões de euros (75%). Em consequência, o EBITDA da Azores Airlines, “tradicionalmente negativo no primeiro semestre, registou um valor de –14,9 milhões de euros, em linha com 2019”, enquanto a SATA Air Açores registou “um EBITDA de 4,9 milhões de euros no período, substancialmente superior a 2019, que foi de 0,2 milhões de euros”.

Share

Print
Ordem da notícia1162

Theme picker