HDES adquire novo equipamento para doentes submetidos a broncoscopia
Diário dos Açores

HDES adquire novo equipamento para doentes submetidos a broncoscopia

Previous Article No Sul da Macaronésia Divagação XI Sustento (dois)
Next Article SATA cresceu na facturação mas também aumentou os prejuízos SATA cresceu na facturação mas também aumentou os prejuízos

O Hospital de Ponta Delgada (HDES) acaba de adquirir um novo reprocessador de endoscópicos, equipamento que vem substituir um outro mais antigo, que já contava com mais de vinte anos.
Segundo explica o HDES, “as infeções nosocomiais são um dos principais problemas com que nos deparamos atualmente a nível hospitalar em todo o mundo, com graves repercussões, quer económicas, quer sociais. Não se deve esquecer que o material endoscópico é um bem comum, que tem um custo muito elevado, e que a sua má utilização ou tratamento inadequado encurtam a vida do mesmo”.
Por estes motivos - esclarece a administração do hospital -, o Serviço de Pneumologia, em colaboração com o Conselho de Administração, está envolvido de forma ativa na procura de melhores condições de segurança, quer para os doentes, quer para os profissionais, formação do seu pessoal e no seguimento da melhoria das condições de segurança das instalações, circuitos dos doentes e de equipamentos, sistemas de circulação de ar adequados e seguros, equipamentos indispensáveis para o reprocessamento, transporte e acondicionamento dos endoscópios com protocolos rigorosos, certificando a utilização adequada e segura dos endoscópios, e prevenindo complicações e infeções cruzadas.
A substituição do anterior reprocessador de endoscópicos, Cleantop® (que contava com cerca de 20 anos de vida útil), por este novo equipamento Endoclean 2000, “é um passo crucial para a segurança do doente submetido a broncoscopia, que urgia ser dado”.

Nomeação de Adjuntos para a Direcção Clínica

Por deliberação do Conselho de Administração do HDES, foram nomeados Adjuntos da Direção Clínica daquele hospital a Drª Cláudia Sofia Carreiro Sousa e o Dr. Nelson Fernando Gomes Oliveira.
O Conselho de Administração do HDES procedeu ainda à nomeação do Enf. Marco Paulo Silva Mendonça como Coordenador Pedagógico do Núcleo de Formação, com uma afetação de pelo menos 3 dias por semana.
“Pela sua experiência, percurso profissional e ligação à formação, o profissional reúne todos os requisitos e qualidades pretendidos para esta função, constituindo uma mais-valia para os desafios que se colocam à Instituição em matéria de formação”, explica o hospital.

Share

Print
Ordem da notícia1159

Theme picker