Colóquios da Lusofonia vão contar com mais de 50 autores em P. Delgada
Diário dos Açores

Colóquios da Lusofonia vão contar com mais de 50 autores em P. Delgada

Next Article Isabel Leão: A Isabelinha do Basquetebol

Os Colóquios da Lusofonia, organizados pelo jornalista e escritor Chrys Chrystello e sua mulher, celebram 20 anos em Ponta Delgada com mais de 50 autores contemporâneos açorianos presentes no Centro Cultural Natália Correia, de 30 setembro a 5 de outubro.
“É um evento que prova a resiliência da AICL, a vitalidade de Ponta Delgada e antecipa o que é possível  como capital da Cultura 2027”, afirma Chrys Christello.
Este ano, Pedro Paulo Câmara  será o Autor Homenageado 2022, havendo também uma Homenagem aos 70 anos de vida literária de Eduíno de Jesus e 50 anos de vida literária de Chrys Chrystello.
Haverá 6 apresentações de livros: Norberto Ávila, Maria João Ruivo, Chrys e Helena Chrystello.
“O evento conta com o maior número de oradores desde sempre, para celebrar os  vinte anos, da mesma forma teremos o maior número de lançamentos literários, a homenagem aos 70 anos de vida literária de Eduíno de Jesus, os 50 anos de vida literária do Chrys Chrystello, o autor AICL homenageado em 2022 Pedro Paulo Câmara e uma homenagem In Memoriam do nosso saudoso associado Norberto Ávila”, explica Chrys Chrystello.
Os Colóquios da Lusofonia, no dizer do seu fundador e organizador, são um movimento cultural e cívico com o objetivo de promover a Investigação Científica para reforço dos laços entre os lusofalantes – no plano linguístico, cultural, social, económico e político - na defesa, preservação, ensino e divulgação da língua portuguesa e todas as suas variantes, em qualquer país, região ou comunidade.
“Os valores essenciais da cultura. e literatura açoriana ocupam  sempre lugar de destaque em todos os nossos colóquios desde 2006, pois temos  sempre uma enorme comitiva de autores açorianos presentes em todos os eventos levando mais longe a riqueza peculiar da sua escrita, de que traduzimos  excertos em 15 línguas e deles editamos já 5 volumes em antologias didáticas, estando mais prestes a ser lançados”, conclui.

Share

Print
Ordem da notícia1163

Theme picker