Série de buracos alinhados a norte do mar dos Açores deixa cientistas intrigados
Diário dos Açores

Série de buracos alinhados a norte do mar dos Açores deixa cientistas intrigados

Previous Article Previous Article TAP com bilhetes para vários países a 65 euros
Next Article Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça promove a oficina “Um dia, um artista” de 8 a 12 de Agosto Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça promove a oficina “Um dia, um artista” de 8 a 12 de Agosto

Uma série de buracos misteriosos “perfeitamente alinhados”, descobertos a cerca de 2.700 metros abaixo da superfície, ao norte dos Açores, tem deixado perplexo os cientistas, que não têm justificação para a respetiva causa.
Os buracos foram encontrados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) enquanto conduziam uma exploração do fundo do mar ao redor da Dorsal Meso-Atlântica com um veículo submarino operado remotamente.
Os buracos (ou respiradouros, ou trilhos?) foram encontrados no sedimento perto do cume de um vulcão submarino ao norte do arquipélago dos Açores.
A NOAA, através de um post na rede social ‘Twitter’, reconheceu que os buracos já tinham sido relatados na região mas “a sua origem permanece um mistério”.
 “Embora pareçam quase feitos pelo homem, as pequenas pilhas de sedimentos ao redor dos buracos fazem com que pareçam ter sido escavados por… alguma coisa”, escreveu a agência, que pediu aos internautas sugestões sobre a possível causa.
Neste momento, os “Lebensspuren”, ou Vestígios de Vida, são a teoria mais defendida pelos cientistas.
A perspetiva defende que os buracos foram originados por fósseis de seres vivos, ovos e dejetos de animais marinhos.
Uma outra teoria leva os cientistas a acreditarem que estes buracos parecem ter sido escavados para servirem como fonte de oxigénio.

Share

Print
Ordem da notícia1165

Theme picker