Taxa de internamentos no HDES é superior ao resto do país
Diário dos Açores

Taxa de internamentos no HDES é superior ao resto do país

Previous Article Previous Article Estudo alerta para impacto das alterações climáticas nas ribeiras
Next Article Mercado da Graça fechado 2ª feira Mercado da Graça fechado 2ª feira

A taxa de internamentos no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, é superior ao resto do país, “uma singularidade que merece estudo mais pormenorizado”, revela a Administração do hospital.
Com efeito, na ilha de S. Miguel (principal área de influência do HDES), os internamentos são superiores a 13% até 2019 e baixaram para 10,6% em 2020 (ou seja entre 2 e 4 pontos percentuais acima das médias nacionais e estando claramente acima de todas as regiões do país).
Segundo o HDES, “para se ter uma ideia do grau de esforço que é requerido no trabalho hospitalar na nossa área de atuação, é conveniente comparar com outros espaços do território nacional”.
Assim, enquanto que a média nacional de internamentos pela população ronda os 8,5% de 2016 a 2019, tendo baixado para 7,14% em 2020, nos Açores essa média foi quase sempre superior a 11% até 2019, baixando para 9,2% em 2020.
Abordando a área dos internamentos, em que no primeiro semestre o HDES ultrapassou pela primeira vez o valor de 10 mil, de acordo com os dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística, os Açores revelam tradicionalmente um elevado peso na comparação com a população.

 

Share

Print
Ordem da notícia1195

Theme picker