Chega quer mais investimentos na vinha do Pico
Diário dos Açores

Chega quer mais investimentos na vinha do Pico

Previous Article Doenças profissionais
Next Article BE quer saber se crise económica está a afectar pedidos de almoço escolar por crianças e jovens BE quer saber se crise económica está a afectar pedidos de almoço escolar por crianças e jovens

Acarinhar o que de bom e diferenciado existe nos Açores, por forma a garantir a preservação dos melhores produtos regionais, foi um dos pressupostos deixados na reunião entre o deputado do Chega, José Pacheco, e a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico - PicoWines.
O parlamentar, que terminou uma visita oficial ao Pico e Faial, referiu o investimento que tem sido feito ao longo dos últimos anos num sector que tem ajudado a economia regional a crescer e a dar notoriedade ao arquipélago. No entanto, salientou o facto de “ter sido lançado dinheiro para o sector” e não se ter acautelado que os investimentos tinham continuidade e acompanhamento, ou até contrapartidas. Durante uma reunião com o Vice-presidente da Cooperativa, Daniel Rosa, e com o Director-geral, Pedro Cavaleiro, o deputado do Chega ouviu dos responsáveis a necessidade de se introduzir, por exemplo, alguma obrigatoriedade de formação na vinha quando fossem dados aos mais novos. A falta de mão-de-obra com este conhecimento, foi também uma das preocupações da Cooperativa PicoWines.
José Pacheco ouviu dos responsáveis da Cooperativa, a necessidade de se considerar os Açores como Região Demarcada de Vinhos Licorosos para que se consiga salvaguardar as especificidades dos vinhos que têm sido uma referência na região. Além disso, o deputado concordou com a importância de ser criado o Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores para que ficasse garantida a autenticidade e a história dos vinhos do Pico.

Share

Print

Theme picker