Veleiro Santa Maria Manuela aberto ao público em P. Delgada para sensibilização sobre a conservação do oceano
Diário dos Açores

Veleiro Santa Maria Manuela aberto ao público em P. Delgada para sensibilização sobre a conservação do oceano

Previous Article Previous Article Administrador Diocesano faz “nomeações necessárias” para o próximo ano pastoral de 2022/2023

O veleiro Santa Maria Manuela fará escala em Ponta Delgada hoje e amanhã e abrirá as suas portas a uma série de visitas guiadas.
Esta iniciativa, organizada pelo programa Blue Azores, terá como propósito dar a conhecer a vida no navio e sensibilizar a população local para a conservação do oceano.
Construído em 1937 para integrar uma frota de pesca do bacalhau nos mares do Norte, o Santa Maria Manuela foi recuperado e convertido no início dos anos 2000, sendo hoje um navio de treino de vela que oferece viagens ambientalmente conscientes. As suas rotas permitem explorar as Áreas Marinhas Protegidas do país, obter uma visão aprofundada sobre os fascinantes recifes e sobre a vida marinha de Portugal.
Para além das viagens de cariz lúdico e educativo, o Santa Maria Manuela é também utilizado regularmente para expedições.
Em 2018 foi uma peça central da expedição científica Blue Azores ao mar dos Açores, que contribuiu para aferir a condição do oceano que nos rodeia.
Numa parceria que uniu o Governo Regional dos Açores, a comunidade ciêntifica, a Fundação Oceano Azul, a Waitt Foundation e a National Geographic, foram realizados 617 mergulhos para analisar o estado dos ecossistemas perto da costa, em oceano aberto e mar profundo. Após esta expedição, na qual foi descoberto o campo hidrotermal “luso”, foi celebrado um memorando de entendimento que criou o programa Blue Azores que tem como objetivo, entre outros, a criação de Áreas Marinhas Protegidas em cerca de 30% do mar dos Açores.

Share

Print
Ordem da notícia1199

Theme picker