Associação Geoparque Açores recebeu “cartão amarelo” da UNESCO
Diário dos Açores

Associação Geoparque Açores recebeu “cartão amarelo” da UNESCO

Previous Article Previous Article “É determinante intensificar novas ferramentas de prevenção rodoviária açoriana”, defende Berta Cabral
Next Article Governo dos Açores avança com redução dos preços de conservação de tunídeos Governo dos Açores avança com redução dos preços de conservação de tunídeos

No passado dia 19 de Julho decorreu a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Geoaçores – Associação Geoparque dos Açores, que contou com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, no Monumento Natural e geossítio de relevância internacional do Algar do Carvão.
Constituída em 2010, a Geoaçores representa a estrutura de gestão do Geoparque Açores e tem como sócios fundadores os quatro grupos de acção local - ARDE, ASDEPR, ADELIAÇOR e GRATER – e o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (SRAAC).  
Foram eleitos para a Assembleia Geral - Carlos Morais, José Amaral e Fábio Matos em representação da ADELIAÇOR; para a Direcção - André Castro (SRAAC), Paula Sousa (GRATER), Salomé Meneses (SRAAC), Adalberto Couto (SRAAC) e Fátima Amorim (GRATER); para o Conselho Fiscal Andrea Guedes (ARDE), Maria Isabel Sousa (ARDE) e Márcia Campos (ASDEPR).
O Geoparque Açores foi alvo de um processo de revalidação por parte da UNESCO em Setembro de 2021, do qual resultou um ‘’cartão amarelo’’, o que significa que tem cerca de 2 anos para fazer cumprir as recomendações da UNESCO por forma a manter esta classificação.
Uma equipa operacional coesa e dedicada ao projecto, maior visibilidade do Geoparque em todo o território e um compromisso efectivo da região, foram algumas das recomendações referidas.
Para o novo Presidente, André Castro, “a classificação dos Açores como Geoparque Mundial, coloca à disposição dos Açores um importante instrumento que permitirá a salvaguarda do nosso património natural e cultural”.
“Está, por isso, esta nova direcção perante uma importante missão, de reverter o resultado obtido na anterior avaliação e assegurar que o Geoparque Açores continue a ser um Geoparque Mundial da UNESCO”, afirmou ainda.
De acordo com o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, o Governo Regional dos Açores está empenhado nessa missão, e que o contexto e sensibilidade da  actual situação “foram preponderantes para a decisão da SRAAC em assumir a presidência da Associação Geoparque Açores”.
“Esperamos que, em conjunto com os grupos de acção local, possamos agora, com órgão sociais renovados para os próximos 3 anos, assegurar que o Geoparque Açores continua a ser um Geoparque Mundial da UNESCO”, referiu Alonso Miguel.
André Castro endereçou um especial agradecimento a todos os dirigentes que cessaram funções e felicitou os novos órgãos e dirigentes, afirmando que “este é um novo capítulo que se inicia para a Geoparque Açores”.
O geoparque é um território com património geológico de excelência, reconhecido internacionalmente e que assenta em três pilares importantes, a educação ambiental, a geo-conservação e o desenvolvimento sustentável, estando em linha com as políticas do Governo Regional dos Açores.
O território do Geoparque Açores corresponde às nove ilhas e área marinha envolvente, materializando-se em cerca de 13 000 Km2 de área – 9 ILHAS – 1 GEOPARQUE.
Assenta numa rede de 121 geo-sítios terrestres e marinhos que atestam a riqueza do nosso território, asseguram a representatividade das riquezas geológicas da região e têm associadas estratégias de desenvolvimento e conservação adequadas a cada um.
Os Açores detêm uma vasta riqueza, quer natural quer cultural, que é reconhecida pela UNESCO através das classificações Reserva da Biosfera, Património Mundial e Geoparque Mundial, estas classificações são poderosas ferramentas para o desenvolvimento económico sustentável da nossa região e, em conjunto valorizam e protegem o que é nosso.

Share

Print

Theme picker