Presidente do Governo inicia visita aos EUA com encontro com governadora em exercício de Massachussets
Diário dos Açores

Presidente do Governo inicia visita aos EUA com encontro com governadora em exercício de Massachussets

Previous Article Previous Article Uma açoriana está na final dos prémios europeus de energia sustentável
Next Article Representações da emigração portuguesa na obra do pintor Orlando Pompeu

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, iniciou na Quinta-feira uma visita oficial aos Estados Unidos da América com um encontro com a governadora em exercício do Estado de Massachussets, Karen Polito, tendo mantido também diálogo com “prestigiados políticos lusodescendentes” naquele estado.
Na Massachusetts State House, José Manuel Bolieiro e a comitiva açoriana foram recebidos pelo Senador Michael Rodrigues, luso-americano de terceira geração. “Uma visita do Presidente do Governo dos Açores não pode dispensar uma relação directa com os concidadãos de origem portuguesa e açoriana e com a sua história de sucesso na cultura, na economia ou na política”, declarou o Presidente do Governo aos jornalistas, num encontro em que também marcou presença António Cabral, nascido na ilha do Pico e membro da câmara dos Representantes.
Para o Presidente do Governo, é fundamental haver uma “proximidade estratégica” entre a região e os políticos eleitos nos Estados Unidos tendo em vista uma “integração plena dos açorianos” naquele país. O “sucesso de integração” destes dirigentes políticos foi enaltecido por José Manuel Bolieiro, prova da “integração plena” destes “bons amigos” na sociedade americana. José Manuel Bolieiro é o convidado de honra das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra deste ano, participando na abertura do evento, no Kennedy Park, na cidade de Fall River.
Antes, a comitiva açoriana desloca-se à universidade de Massachusetts – Lowell: José Manuel Bolieiro, acompanhado pelos Directores Regional das Comunidades e da Cooperação Externa, conta também nesta visita com a companhia da reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e do presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Elias Pereira.
O objectivo em trazer os responsáveis da Universidade dos Açores aos Estados Unidos, indica o Presidente do Governo, é o de procurar uma “maior proximidade institucional” com a academia norte-americana, nomeadamente na investigação ou no intercâmbio de docentes e alunos.
Nestes dias de trabalho nos Estados Unidos estão ainda previstas, por exemplo, para além da participação nas Festas, a apresentação do projecto editorial Bellis Azórica, para a edição americana de obras emblemáticas da literatura açoriana, ou a visita a uma exposição evocativa do pintor Domingos Rebelo, em New Bedford.

Share

Print
Ordem da notícia1248

Theme picker