Missão de arqueologia subaquática identifica parte do casco da nau da carreira da Índia ‘Nossa Senhora da Luz’ na baía de Porto Pim
Diário dos Açores

Missão de arqueologia subaquática identifica parte do casco da nau da carreira da Índia ‘Nossa Senhora da Luz’ na baía de Porto Pim

Next Article P. Delgada com menos insolvências P. Delgada com menos insolvências

A nau ‘Nossa Senhora da Luz’ partiu de Goa em Fevereiro e naufragou a 7 de Novembro de 1615, em Porto Pim, na ilha do Faial, dando à costa muitos dos seus despojos nos dias seguintes. Mais de 150 pessoas morreram neste trágico acidente e, dada a importância da carga, foi montada uma gigantesca operação de salvados pela Coroa Portuguesa.  O local foi redescoberto em 1999 e têm sido levadas a cabo diversas campanhas de investigação e monitorização do sítio arqueológico.
Na última destas missões, entre 29 de Agosto e 10 de Setembro, foi feita uma descoberta particularmente relevante, com a identificação de parte do casco da nau, antes desconhecida, a aflorar na areia, um raro exemplo de um dos mais icónicos navios da era moderna.  A missão é coordenada pela NOVA FCSH | CHAM e pelo Observatório do Mar dos Açores, contando com a colaboração da Escola do Mar dos Açores e em articulação com a Direcção Regional dos Assuntos Culturais dos Açores, através do Museu da Horta.
Os trabalhos incluíram ainda o levantamento arqueológico do naufrágio do ‘Main’, vapor inglês que naufragou na baía de Porto Pim em 1892. Esta missão enquadra-se nas actividades do projecto CONCHA: The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via Ocean’s Cultural Heritage.
O projecto é financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Acções Marie Curie-RISE e visa o intercâmbio de pessoas de diferentes Instituições europeias, africanas e americanas num espírito de cooperação, mobilidade e desenvolvimento. Tem como tema o estudo das cidades portuárias atlânticas da época moderna sobre diversos pontos de vista: da arqueologia, da história, da história ambiental e do património marítimo (material e imaterial) envolvendo 11 instituições parceiras que abrangem diversos sectores da sociedade, desde Universidades e ONG’s a institutos do Estado e uma empresa privada, de 8 países (Portugal, Espanha, Irlanda, França, Cabo Verde, Colômbia, São Tomé e Príncipe, Brasil e EUA) - https://cham.fcsh.unl.pt/CONCHA/index.html.

Share

Print

Theme picker