Reabertura das aulas amanhã vai ter manuais escolares digitais
Diário dos Açores

Reabertura das aulas amanhã vai ter manuais escolares digitais

Previous Article Previous Article Deputados aprovam oferta formativa do ensino artístico nas escolas dos Açores

A secretária da Educação e Assuntos Culturais do Governo dos Açores assegurou que os equipamentos destinados aos manuais digitais da escola Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, estão na instituição e “prontos a serem distribuídos” aos alunos.
Durante o debate de uma iniciativa sobre o alargamento do ensino artístico, no plenário da Assembleia Regional, na Horta, a deputada do BE, Alexandra Manes, alertou para a situação na escola Domingos Rebelo, onde alegadamente existem alunos sem manuais digitais.
“Relativamente à escola secundária Domingos Rebelo, após a questão que a senhora deputada [do BE] levantou, tive oportunidade de confirmar que os equipamentos para distribuir aos alunos da escola Domingos Rebelo estão na escola prontos a serem distribuídos”, respondeu a secretária regional, Sofia Ribeiro.
No portal ‘online’ daquela instituição de ensino, lê-se, relativamente ao 8.º ano de escolaridade, que a “entrega dos equipamentos para os manuais digitais e respetivas licenças ainda não têm data definida, estando escola ainda a aguardar instruções”.
Durante o debate, o deputado do PS Rodolfo Franca, alertou que existem “muitos conselhos executivos sem ordem para avançar para a distribuição” dos equipamentos, enquanto outras escolas ainda não têm o material necessário para acolher os manuais digitais.
A 18 de maio de 2022, a secretária da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, garantiu que todos os alunos do 5.º e do 8.º ano irão ter acesso a manuais digitais no próximo ano letivo, traduzindo-se “em momentos de aprendizagem mais cativantes e significantes”.
“Este projeto de desmaterialização dos manuais vai muito além da simples transição de um livro para uma utilização do computador, uma vez que permite aos alunos terem acesso a outros conteúdos, garantindo aprendizagens mais significativas, dando retorno, em termos avaliativos, das competências que foram adquiridas”, disse então a governante no plenário.

Share

Print

Theme picker