Delegação de especialistas internacionais afirma que HDES reúne condições para beneficiar do projecto ICU4Covid
Diário dos Açores

Delegação de especialistas internacionais afirma que HDES reúne condições para beneficiar do projecto ICU4Covid

Previous Article PS e PAN juntos em defesa da neutralidade carbónica nos Açores

Uma delegação de especialistas ligados ao projecto ICU4COVID (https://www.icu4covid.eu), liderada por Gernot Marx (UKA, Aachen), visitou o HDES na passada semana, para verificar a implementação daquele sistema nos Açores.
A visão e o objectivo principal do ICU4Covid é fornecer medicamentos de cuidados intensivos adequados para a luta contra a Covid-19 de forma rápida e em escala, validando clinicamente e implantando o sistema ciberfísico para teleterapia e cuidados intensivos. 
Pelo uso integrado da telemedicina, o ganho de tempo para diagnóstico e tratamento é significativo, e por consequência obter ganhos em recursos, que podem ser usados de forma mais eficiente e salvaguardando melhor a exposição da equipe de intervenção.
Depois da reunião com o Conselho de Administração e outros técnicos, o grupo visitou a Unidade de Cuidados Intensivos, sendo guiado pelo Diretor Clínico, o médico João Pedro Cardoso, tomando conhecimento dos equipamentos existentes naquela unidade. 
No final, Gernot Marx assumiu que o HDES “reúne todas as condições para beneficiar do projecto ICU4Covid”.
“Especialmente pelo facto de os Açores serem 9 ilhas, com 3 hospitais, distantes umas das outras, seria de grande valia se pudessem evoluir para esta tecnologia, também evitando que os vossos especialistas tenham de se movimentar entre as ilhas e ter interação com especialistas do resto da Europa, que neste momento já funciona 24/7”.
O projecto começou com 8 Estados-membros, usando telemedicina e sistemas como o MONA (Medical On-Site Assistant), e auto rotula-se como “invenção de médicos de medicina intensiva”, sendo intuitivo combinando essas tecnologias e Inteligência Artificial.
A Presidente do HDES, Cristina Fraga, participou no encontro e em nome do HDES manifestou-se bastante honrada com o interesse manifestado pelos promotores do projecto no maior hospital dos Açores.
A delegação era ainda composta por Jorge Medeiros (Training Center Coordinator), Ricardo Gonçalves (UNINOVA - Project Coordinator ICU4COVlD), Lukas Martin (UKA, Aachen), Thomas Wolfram (UKA, Aachen) e Tal Soffer (TAU).
Este projecto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação horizonte 2020 da União Europeia no âmbito do n.º 101016000.

Share

Print
Ordem da notícia1303

Theme picker