Santos da Casa fazem Milagres - Museus de Brincar, na Horta
Diário dos Açores

Santos da Casa fazem Milagres - Museus de Brincar, na Horta

Previous Article Previous Article Exposição “No futuro também se usavam pincéis” na Ribeira Grande
Next Article Minuto do Património

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) promove no dia 23 de Setembro, pelas 18h, mais uma edição de Santos da Casa fazem Milagres.
 Esta iniciativa insere-se no ciclo de Santos da Casa fazem Milagres, iniciado em 2021, que tem periodicidade quinzenal e decorrerá até 25 de Novembro.
Apoiado pela DGArtes, este surpreendente empreendimento de criação e fusão experimental, denominado “Museus de brincar”, no qual o Museu da Horta é parceiro, é, na sua essência, um projecto-piloto de fusão entre passado das memórias, o presente da acção e o futuro de uma sociedade mais solidária. Junte-se-lhe criadores contemporâneos, que procurem ultrapassar as fronteiras das suas artes, polvilhe-se com investigadores académicos de diversas ciências sociais e regue-se tudo com testemunhos pessoais, de valor incalculável, daqueles que têm toda a vida de experiência e obtém-se uma miscelânea rica, mas de difícil destrinça. Há então que separar e esperar, enquanto leveda no espírito de um lugar. Após, há que colocar em formas, de livros, de exposições, de intervenções em lugares inusitados e instalações interpelativas. Colocar no forno até a imaginação chegar e está pronto a servir.
Com lançamento nacional nas Tertúlias do Arriaga, o livro “Museus de brincar” é uma experiência total, artística, histórica e radicalmente humana. É, em simultâneo, uma fonte de reflexão e aprendizagem dos diálogos possíveis entre criadores contemporâneos, historiadores, antropólogos, sociólogos e as próprias comunidades, reinventando a mediação cultural. É aconselhável a pacientes docentes, a trabalhadores de museus e bibliotecas e a todos aqueles que queiram deixar a sua marca no mundo, começando pela freguesia.

Share

Print

Theme picker