Menina doa o seu cabelo ao HDES para ajudar pessoas que tenham perdido o cabelo devido a cancro
Diário dos Açores

Menina doa o seu cabelo ao HDES para ajudar pessoas que tenham perdido o cabelo devido a cancro

Previous Article Previous Article Universidade e Formação de Professores
Next Article Inspirada nos Açores arquitecta Inês Rodrigues vence Prémio Fernando Távora Inspirada nos Açores arquitecta Inês Rodrigues vence Prémio Fernando Távora

O Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES) anunciou que recebeu uma doação especial: o cabelo de uma menina da ilha de S. Miguel, destinada a ajudar pessoas que tenham perdido o seu cabelo devido a tratamento do cancro, ou outras condições. 
Dado que a Liga Portuguesa Contra o Cancro, neste momento, não recebe este tipo de doações, o HDES comprometeu-se a enviá-la para o “Princess Trust”, uma instituição especializada na produção e distribuição gratuita de cabeleiras para esses fins.

Menina contente 
por fazer a doação

A doação foi formalizada pelo senhor Fábio Rafael Martins, pai de Maria Fernanda Martins, de 7 anos, que doou cerca de 40 cm de cabelo, cortado pela cabeleireira Diana Sousa, no Salão Paris (Capelas) com esse intuito. 
Numa reunião que formalizou a entrega, e que o HDES pretende incentivar, a presidente do conselho de administração, Cristina Fraga, na presença do Director Clínico, João Cardoso, agradeceu o facto de “terem pensado noutras crianças” e revelou ter ficado especialmente sensibilizada pela “grande felicidade que a Maria Fernanda revelava nas fotografias quando estava a cortar o cabelo, por estar em fazer o Bem”.
“São pequeno gestos que têm grandes impactos”, referiu, “especialmente hoje em dia em que não se pensa muito no Outro”. 

Exemplo para outras pessoas

A médica assumiu esperar que este exemplo “sirva de incentivo para que outros façam esse tipo de doações, pois o cabelo natural é muito necessário para fazer cabeleiras para crianças e adultos, havendo muitas dificuldades a esse nível”.
Este é o culminar de um processo que começou há cerca de um mês com o contacto do pai da menina ao HDES para saber como podia efetivar a doação. 
O HDES garante a articulação necessária com a Princess Trust em caso de novas doações. 

Doação pediatria

Na edição de amanhã publicaremos uma outra doação, esta relativa a uma parceria entre  os Rotários e o Grupo de Amigos da Pediatria, que ofereceram um aparelho de rastreio auditivo neonatal ao HDES.
 

Share

Print
Ordem da notícia1401

Theme picker