Presidente do Governo evoca  “vida e obra” de Gaspar Fructuoso
Diário dos Açores

Presidente do Governo evoca “vida e obra” de Gaspar Fructuoso

Previous Article Mulher em prisão preventiva por tráfico de drogas do exterior para a interior da cadeia de Ponta Delgada
Next Article Quem subestima a MULHER?

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, evocou a “vida e obra” de Gaspar Fructuoso, no arranque do Congresso Comemorativo dos 500 anos do nascimento do açoriano.
Falando no Campus Universitário de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro declarou, em nome da Presidência do Governo, “atenção máxima” e apoio pleno à realização do congresso, que decorre até Sábado e que integrou também na Quinta-feira uma palestra no Palácio de Sant’Ana.
“Dar a conhecer” Gaspar Fructuoso “através da investigação”, e desse modo “transformar conhecimento em sabedoria”, foi a mensagem enaltecida pelo Presidente do Governo no arranque dos trabalhos.
Com “identidade e conhecimento” é possível, defende José Manuel Bolieiro, “construir” um futuro auspicioso para os Açores.
Gaspar Fructuoso, sustentou ainda o governante, foi um “precursor do conceito de açorianidade e mesmo do entendimento da Macaronésia”.
“Esta é uma sociedade que se revê na academia, investigação e conhecimento” e por isso homenagens como a que se vive por estes dias só podiam merecer o acolhimento do Governo dos Açores, concretizou José Manuel Bolieiro.
Gaspar Fructuoso foi um historiador, sacerdote e humanista açoriano, nascido em Ponta Delgada em 1522 e falecido na Ribeira Grande em 1591.
Com bacharelato em Artes e Teologia pela Universidade de Salamanca, e doutoramento em Teologia, o autor destacou-se pela obra “Saudades da Terra”, uma detalhada descrição histórica e geográfica dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, para além de múltiplas referências ao de Cabo Verde e a outras regiões atlânticas.
 

Share

Print

Theme picker