Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura em 2026
Diário dos Açores

Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura em 2026

Previous Article Previous Article Grupo de cidadãos manifesta-se em defesa do Teatro Micaelense
Next Article Santa Maria: com pouco (ou nada) a perder

A cidade de Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura no ano de 2026, anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.
“A cultura é um pilar estratégico de Ponta Delgada e não deixou de o ser pelo facto de  o júri se ter decidido por outra cidade para Capital Europeia da Cultura. Seremos, entretanto, a Capital Portuguesa da Cultura em 2026 e daremos a melhor sequência  aos nossos ambiciosos e já traçados planos para mobilizar o sector cultural e criativo da cidade, projetando o nome e a cultura de Ponta Delgada e também dos Açores à escala nacional”, referiu o Presidente do Município.
Recorde-se que Ponta Delgada integrou a lista de quatro cidades finalistas que disputaram a organização da Capital Europeia da Cultura em 2027, tendo a decisão da equipa de peritos recaído sobre a cidade de Évora, uma decisão técnica que será conhecida no relatório a apresentar pelo próprio júri internacional no próximo mês de Janeiro.
Durante o período da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura, a autarquia investiu um total de 354 mil euros em 2021, estando por apurar o montante global investido no ano de 2022.
Entretanto, e enquanto Capital Portuguesa da Cultura em 2026, a autarquia pontadelgadense receberá dois milhões de euros do Governo da República, um  incentivo que, segundo o Presidente do Município, “permitirá apoiar a estratégia em curso para afirmar Ponta Delgada como um destino turístico de excelência, fazendo da oferta cultural um dos seus principais atrativos”.
A criação da figura da Capital Portuguesa da Cultura, a partir de 2024, foi anunciada pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, aquando da conferência que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no passado dia 7 de Dezembro, e  onde se deu a conhecer a cidade vencedora da candidatura a Capital Europeia da Cultura.
A ordem alfabética acabou por ditar que Aveiro assumiria o título em 2024, com Braga a ser Capital Portuguesa da Cultura em 2025 e Ponta Delgada em 2026.

Share

Print

Theme picker