Escola de Integração chegou a mais de 2.400 alunos dos Açores
Diário dos Açores

Escola de Integração chegou a mais de 2.400 alunos dos Açores

Previous Article Previous Article Natal com chuva, vento e granizo
Next Article Açores lideram taxas de retenção e desistência escolar Açores lideram taxas de retenção e desistência escolar

O programa Escola de Integração chegou a mais de 2.400 alunos das escolas secundárias e profissionais das nove ilhas do arquipélago, numa iniciativa da presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, desenvolvida em parceria com a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores.
O NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel foi o palco da última sessão de 2023 deste projecto, organizada pela Escola Profissional INETESE - Instituto de Educação Técnica Açores e inserida nas comemorações do Dia da Interculturalidade, com a presença do Director Regional das Comunidades, José Andrade, e da Presidente da AIPA, Cristina Borges.
De Novembro de 2021, data de arranque no programa, até Dezembro de 2022, a Escola de Integração promoveu 38 sessões em todas as escolas secundárias e em todas as escolas profissionais dos Açores, tendo contado com o testemunho presencial de 43 imigrantes convidados de 20 nacionalidades diferentes.
Numa primeira fase, esta iniciativa pretendia dar a conhecer o percurso de vida de imigrantes plenamente inseridos na sociedade açoriana aos alunos do 3.º ciclo das escolas de São Miguel, Terceira e Faial. O sucesso da acção e o interesse pelas sessões foram de tal ordem que rapidamente a Direcção Regional das Comunidades reconheceu a necessidade de levar o projecto a todas as ilhas dos Açores.
As quatro dezenas de sessões escolares permitiram a partilha de testemunhos na primeira pessoa por parte de cidadãos naturais de outros países plenamente integrados a nível social nas comunidades locais e ligados profissionalmente a várias áreas, tais como a empresarial, o ensino, as artes, a restauração, o desporto ou a hotelaria.
A Escola de Integração pretendeu, por um lado, sensibilizar a comunidade escolar regional para os desafios de uma plena integração na nossa sociedade e, por outro, dar a conhecer as histórias e experiências de vida de quem escolheu os Açores para viver.
Este programa insere-se na política do Governo dos Açores de sensibilização e promoção para uma plena integração social dos cidadãos de outros países que residem nas nove ilhas do arquipélago.

Share

Print

Theme picker