PS critica governo pela demora em regulamentar os veículos descaracterizados
Diário dos Açores

PS critica governo pela demora em regulamentar os veículos descaracterizados

Previous Article Previous Article BE quer cuidadores dos Novos Idosos com contrato de trabalho
Next Article Presidente da SATA revela que há “meia dúzia de interessados” na privatização Presidente da SATA revela que há “meia dúzia de interessados” na privatização

O PS/Açores criticou o Governo Regional por estar “há mais de seis meses” para regulamentar o Transporte de Passageiros em Veículos Descaracterizados (TVDE), o que impede a implementação daquele regime.
Num requerimento ao Governo Regional, assinado pelos deputados regionais Rui Anjos, Andreia Cardoso e Carlos Silva, os socialistas pretendem saber porque razão a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, “ainda não aprovou e nem publicou a regulamentação necessária à implementação do regime TVDE na região.
O deputado Rui Anjos, citado na nota, lembra que já se passaram “mais de seis meses após a publicação do regime jurídico da atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica na Região Autónoma dos Açores (TVDE-RAA)”.
A medida foi aprovada por unanimidade no parlamento dos Açores e “o Governo ainda não emitiu qualquer regulamentação”, aponta.
Os socialistas lembram que este regime criou “legislação específica da Região para o transporte de passageiros através de plataformas eletrónicas, como a Uber, Cabify, entre outras, carecendo de regulamentação, o que ainda não aconteceu”.
O início da atividade de operador de TVDE na região está “sujeito a licenciamento junto da direção regional com competência em matéria de transportes terrestres”, refere o deputado Rui Anjos, recordando que esta direção regional “dispunha de 60 dias para aprovar os modelos de formulários e as especificações técnicas dos veículos previstos no presente diploma”.
“Ao cabo de mais de seis meses, parece que nada aconteceu. Mais uma vez, este Governo ignora e descarta decisões tomadas na Assembleia Regional que, neste caso, contaram inclusivamente com os votos favoráveis dos partidos da coligação”, denuncia Rui Anjos.
Para o deputado socialista, trata-se de “mais um exemplo da inoperância deste Governo”.
De acordo com a legislação em vigor, o executivo tem agora 30 dias para responder, assinalam os socialistas no comunicado.

Share

Print

Theme picker