José Manuel Bolieiro
Diário dos Açores

José Manuel Bolieiro

Previous Article Previous Article A crise no Governo
Next Article Educação e Busca de Sentido: Uma reflexão com base em Viktor E. Frankl (III)

A Figura do Ano

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, é a Figura do Ano para a Redacção do Diário dos Açores.
Para além de ter liderado o combate a duas crises, a pandémica e, agora, a inflacionista, promovendo medidas para atenuar os efeitos sociais, deu ainda a cara para resolver problemas internos na coligação, de que se destaca, ainda recentemente, os problemas no sector da Saúde.
Não está em causa a avaliação das intervenções de José Manuel Bolieiro - umas boas outras menos boas -, mas o grau de intervenção no domínio político, aguentando uma coligação cheia de egos, traições e outras trapalhadas, quando muitos julgavam que este Governo não se aguentaria até metade do mandato.
Foi ele que percebeu - talvez um pouco tarde para alguns - que o Governo, passado um ano e meio, estava a precisar de novo fôlego e que tinha alguns activos tóxicos, assumindo em Abril uma remodelação, que, também para alguns, não terá sido completa, porque hoje ainda se mantém um ou outro governante sem garantir “maior eficácia e coesão à acção governativa”, como pediu Bolieiro no dia da remodelação. O Presidente do Governo tem sido o “bombeiro de serviço” desta coligação e, com a sua tradicional paciência negocial, lá vai tentando juntar os cacos que outros colegas da coligação vão espalhando.

Share

Print
Ordem da notícia1715

Theme picker