Novo Bispo dos Açores chega a 15 de Janeiro e já tem reuniões marcadas
Diário dos Açores

Novo Bispo dos Açores chega a 15 de Janeiro e já tem reuniões marcadas

Next Article 2023: Recessão e “ondas de choque”

A pouco mais de duas semanas da tomada de posse do 40º bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, o Administrador Diocesano acaba de enviar o Plano Pastoral 2022-2023 a todos os presbíteros e a calendarização de todas as actividades do ano pastoral em curso até Agosto, já “revista e completada pelo bispo eleito” como refere na carta que acompanha o documento o cónego Hélder Fonseca Mendes, segundo o site Igreja Açores.
O documento, que entra em vigor neste dia 1 de janeiro, segundo explicita a carta que o acompanha, prevê já para o dia seguinte à tomada de posse uma reunião em Angra do Colégio de Consultores (16 de janeiro) e a reunião com os 17 ouvidores, em Ponta Delgada, a 14 de Fevereiro. No dia 24 de Março, realizam-se as VI jornadas de Teologia do Seminário Episcopal de Angra e no dia 25 de Abril começam os trabalhos da Assembleia Plenária do Conselho Presbiteral.
O Plano Pastoral 2022-23 que agora é publicado “ pretende construir uma Igreja sinodal e envolver as novas gerações na comunhão, na participação e na missão” e, por isso tem por base duas iniciativas principais: o processo sinodal em curso em toda a Igreja e a realização da Jornada Mundial da Juventude, ambos tomados como a prioridade do ano pastoral em curso.
“As apreensões face ao futuro que marcam o nosso tempo, fazem-nos tomar uma maior consciência do sentido e da gravidade da nossa missão perante o mundo que anseia ser mais humano e mais fraterno. A missão da Igreja enquanto reafirma a certeza de que só Jesus Cristo é a fonte e a meta da verdadeira esperança, faz-nos redescobrir a nossa identidade como discípulos missionários” lê-se na introdução ao documento.
“No presente ano, teremos em consideração, por um lado, as grandes propostas da Igreja Universal e, por outro, as nossas realidades locais com as suas urgências e inquietações”, enfatiza o documento a que o sítio Igreja Açores teve acesso, que aponta como objectivo geral “construir uma Igreja mais sinodal e envolver as novas gerações na missão”.
O documento reconhece os “esforços já empreendidos” mas adianta que “não podemos abrandar o ritmo do caminho encetado” e que tem como objetivo uma “Igreja mais participativa na diversidade dos carismas e ministérios”.
Reconhecendo-se que a igreja diocesana “ficou longe de atingir um nível ideal de pessoas envolvidas nesta dinâmica” salienta-se que a fase diocesana foi “ uma experiência muito rica que poderá inspirar a um caminho sinodal que não está fechado”.
“Os trabalhos realizados entre nós, conduziram a uma síntese diocesana das partilhas recolhidas e que foi encaminhada para a Conferência Episcopal. Como fruto dos trabalhos desenvolvidos em cada diocese, a Comissão Episcopal elaborou, por sua vez, uma síntese nacional que pretende ser o contributo da Igreja em Portugal para o Sínodo dos Bispos. Todos estes esforços foram um sinal de corresponsabilidade e uma demonstração da vontade dos novos caminhos a trilhar”, lê-se na introdução do guião operativo das orientações diocesanas, que não escamoteia a abertura a outras iniciativas locais para além do que está previsto transversalmente à diocese.
“O caminho realizado deveria motivar a que mais comunidades e grupos se abrissem à reflexão sobre a Igreja que queremos reedificar no nosso tempo continuando a partilha e buscando caminho” refere-se incentivando a continuidade da “ reflexão em torno das grandes questões da actualidade eclesial”, “o ritmo sinodal nas comunidades” e “a fidelidade e a renovação em cada presente da história”.
“Cabe-nos ler os sinais dos tempos e abraçar, de forma sempre nova, o mandato missionário que Jesus confiou à sua Igreja” enfatiza o documento que elege seis propostas de acção: a divulgação do documento com a síntese diocesana desta caminhada sinodal empreendida primeiro na diocese e depois em toda a igreja, refletindo sobre as suas conclusões nas várias instâncias paroquiais e pastorais; promover o alargamento deste debate a novas realidades territoriais como seja a reflexão inter-paroquial; aproveitar o espírito sinodal para a elaboração dos temas de formação para os grupos paroquiais e movimentos; criar Conselhos Pastorais Paroquiais onde não existem e revitalizar os já existentes; tornar mais activos os Conselhos para os assuntos económicos e convocar movimentos, associações e conselhos paroquiais como expressão dum renovado espírito de comunhão sinodal.
O documento com as orientações diocesanas que agora é publicado, depois de vários pedidos de párocos e ouvidores, aponta ainda para a Jornada Mundial da Juventude como “um momento privilegiado de encontro com os jovens, um instrumento de evangelização do seu mundo e de diálogo com os mesmos”, particularmente a partir da dinâmica paroquial e de ilha, no período que precede a Jornada em Lisboa, agendada para Agosto, entre 1 e 6.

Share

Print
Ordem da notícia1721

Theme picker