Isenção total do pagamento de comparticipações familiares em creche entra em vigor
Diário dos Açores

Isenção total do pagamento de comparticipações familiares em creche entra em vigor

Previous Article Previous Article PS acusa Governo de criar “factor de instabilidade” no sector do turismo
Next Article Workshop de escrita criativa “Os pedaços da ilha”, com Judite Canha Fernandes Workshop de escrita criativa “Os pedaços da ilha”, com Judite Canha Fernandes

A Vice-presidência do Governo Regional informa que já se encontra em vigor, na Região Autónoma dos Açores, a isenção total do pagamento das comparticipações familiares em creche e em serviço de ama.
Estas medidas, previstas no Orçamento da Região para 2023, permitem, segundo Artur Lima, que as “famílias açorianas poupem, durante este ano, 3,5 milhões de euros com o ingresso e manutenção dos seus filhos nestas respostas de apoio à infância”.
“Trata-se de reforço extraordinário na protecção do rendimento disponível das famílias açorianas”, sobretudo para “fazer face a um cenário social e económico marcado pela crise inflacionária”.
Segundo o Vice-presidente do Governo Regional, o “acesso às respostas de creche e ama, de forma gratuita, constitui um avanço social relevante no combate à pobreza, às desigualdades e à promoção da educação como meio de desenvolvimento integral das crianças”.
Para Artur Lima, ambas as medidas configuram uma “verdadeira transformação de âmbito social”, com impacto “duradouro” e “concreto” na “vida diária de inúmeras crianças e respectivas famílias”.
A fim de incrementar o número de vagas em respostas de apoio à primeira infância, o governante lembrou que o Governo Regional, em Dezembro de 2022, promoveu um novo curso de formação básica inicial da actividade de ama, em São Miguel, estando igualmente previstas um conjunto de intervenções e acções, com o propósito de aumentar as vagas em creche.
A 31 de Outubro de 2022, a Vice-presidência do Governo anunciou, em comunicado, que as creches seriam “totalmente gratuitas na Região Autónoma dos Açores, a partir de Janeiro de 2023”.
Na altura, Artur Lima referiu que as “circunstâncias sociais obrigaram o Executivo a antecipar a medida”, cuja implementação estava inicialmente prevista para 2024.
Durante o ano corrente, estima-se que a isenção total do pagamento de mensalidades em creche e ama contemple perto de 2.900 crianças.

Share

Print
Ordem da notícia1742

Theme picker