PS acusa Governo de criar “factor de instabilidade” no sector do turismo
Diário dos Açores

PS acusa Governo de criar “factor de instabilidade” no sector do turismo

Next Article Isenção total do pagamento de comparticipações familiares em creche entra em vigor Isenção total do pagamento de comparticipações familiares em creche entra em vigor

O deputado socialista Rui Anjos realçou, ontem, que o Governo Regional, em vez de garantir a estabilidade para o desenvolvimento do destino turístico ‘Açores’, está a “afirmar-se cada vez mais como um factor de instabilidade”.
O deputado socialista reagia assim às notícias recentes que dão nota da indecisão do Governo Regional sobre o seu reingresso – ou não – na VisitAzores, antiga Associação de Turismo dos Açores (ATA).
“Depois de ter afirmado categoricamente que ia reintegrar o capital social desta associação, o que verificamos, mais uma vez, é que o Governo nada decidiu e nada fez. De tal forma que forçou o Presidente em exercício, que está demissionário, a fazer um ultimato ao Governo. A VisitAzores é, tão só, a nossa principal ferramenta de promoção externa da Região e o Governo Regional não pode criar esta instabilidade no sector”, frisou Rui Anjos.
“Toda esta situação está a provocar mal-estar no sector e a gerar dúvidas, muitas dúvidas e incerteza nos empresários do Turismo, que não sabem com o que podem contar”, salientou.
O parlamentar socialista apelou ao Governo Regional para “não brincar mais com o turismo”, porque dele “dependem os empregos e os rendimentos de muitas famílias açorianas, especialmente neste contexto de crise inflacionista”.
Rui Anjos lamentou “mais uma trapalhada do Governo”, especialmente após o falhanço do Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e a inexistência de um Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA).
“O Governo Regional apresentou o ano passado uma proposta de POTRAA e foi forçado a retirá-la devido às falhas evidentes do documento. Em dois anos de mandato, este Governo ainda não sabe o que quer, nem conseguiu definir a sua estratégia para o Turismo dos Açores, tendo apenas beneficiado da promoção e trabalho feito no passado. Mas isso, por si só, não assegura o desenvolvimento sustentável do Turismo dos Açores nos próximos anos”, realçou o socialista.
O deputado do GPPS realçou que “são muitas falhas consecutivas deste Governo, num dos nossos principais sectores económicos”, lamentando que esta nova trapalhada da ATA/VisitAzores se venha a somar ao fracasso das Agendas Mobilizadoras, ao PO Açores 2030 que não arranca, a um POTRAA e um PEMTA inexistentes”.
“Todas estas trapalhadas, todos estes recuos e indecisões, prejudicam, é claro, os açorianos e a Região. No meio de tudo isto, que promoção da Região está a ser feita para este ano de 2023? Quais as prioridades na promoção do destino Açores? Desconhecemos.”, concluiu o deputado do PS/Açores, Rui Anjos.

Share

Print
Ordem da notícia1741

Theme picker