Bispo dos Açores vai presidir a lançamento de livro sobre D. José Tavares em Rabo de Peixe
Diário dos Açores

Bispo dos Açores vai presidir a lançamento de livro sobre D. José Tavares em Rabo de Peixe

Previous Article Previous Article “A literatura açoriana está muito bem e recomenda-se !”
Next Article Estádio cheio hoje em S. Miguel para jogo entre Santa Clara e Benfica Estádio cheio hoje em S. Miguel para jogo entre Santa Clara e Benfica

Ocorrendo este ano o 50º aniversário do falecimento de D. Paulo José Tavares, Bispo de Macau, natural de Rabo de Peixe, a Paróquia do Senhor Bom Jesus iniciará no próximo dia 25 de jaJneiro, data do seu aniversário natalício, uma série de iniciativas de homenagem póstuma a uma das figuras mais ilustres da vila,  informa uma nota enviada peloadministrador paroquial.
Para este dia está agendado o  lançamento de um livro sobre a vida e obra do Prelado, que faleceu em Lisboa, no dia 12 de Junho de 1973, intitulado “D. Paulo José Tavares – O Bispo-Diplomata”, de autoria de António Pedro Costa.
Trata-se de uma edição conjunta da Igreja Paroquial do Senhor Bom Jesus e da Editora Pedra Pomes, cuja publicação foi apoiada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, Cooperativa A Ponte Nova e EDA-Renováveis, refere ainda a nota.
A cerimónia vai ser presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves que celebrará uma missa de sufrágio, em memória de D. Paulo José Tavares, precedida da deposição de uma coroa de flores na capela-túmulo, onde jazem os restos mortais do Bispo de Macau, lê-se numa nota enviada ao Igreja Açores.
D.Paulo José Tavares nasceu em Rabo de Peixe, no dia 25 de Janeiro de 1920 e faleceu em Lisboa, 12 de Junho de 1973. Foi Bispo de Macau de 1961 a 1973, com uma longa carreira diplomática na Secretaria de Estado da Santa Sé de 1947 a 1961.

Dia da Infância Missionária em Rabo de Peixe

O Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, catequese e missões, nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, promove no próximo dia 29 de Janeiro o Dia da Infância Missionária, uma data em que habitualmente as crianças da catequese entregam os seus mealheiros feitos durante o tempo do Advento e do Natal. Mas, este ano, a equipa promove um encontro diferente assente na ideia da `tenda vocacional´ levando uma apresentação dos vários carismas aos mais novos.
A iniciativa decorrerá na paróquia de Rabo de Peixe, a maior dos Açores, com mais de mil crianças na catequese.
“Demos graças pelo dom com que Deus nos acarinhou pela entrada no nosso Bispo, D. Armando, que nos relembrou que a “novidade vem de Deus”. Revistamo-nos sempre desta novidade saudável que é a Palavra de Deus presente no meio de nós!  A catequese tem um papel fundamental em transmitir a novidade de Deus aos mais novos” afirma o responsável, padre Carlos Simas, numa nota enviada ao Igreja Açores.
O programa, que conta com a participação das crianças do 5º e do 6º ano da catequese, começa com o acolhimento a partir das 9h45, segue-se um momento de Adoração e, a partir das 11h00 iniciam-se as “tendas” vocacionais, com apresentações de congregações apostólicas e contemplativas, depois da catequese, da família, da juventude e da pastoral socio-caritativa. O encontro termina com a celebração de uma eucaristia, durante a qual as crianças entregarão os seus mealheiros.

Share

Print

Theme picker