Romeiros de São Miguel vão sair para a estrada entre 25 de Fevereiro e 6 de Abril
Diário dos Açores

Romeiros de São Miguel vão sair para a estrada entre 25 de Fevereiro e 6 de Abril

Previous Article Previous Article Seminário internacional sobre profissões sem teletrabalho a partir de hoje em Ponta Delgada
Next Article Açores com o mesmo número de beneficiários de RSI de há dez anos Açores com o mesmo número de beneficiários de RSI de há dez anos

Os romeiros de São Miguel vão sair este ano pela primeira vez depois da pandemia, entre 25 de Fevereiro a 6 de Abril, isto é, entre o primeiro Sábado da Quaresma e a Quinta-feira santa.
O retiro anual, que reune as direcções dos ranchos e todos os romeiros que queiram participar, decorre na escola Secundária da Lagoa, no dia 29 de Janeiro, e será orientado pelo padre José Júlio Rocha, doutor em Teologia Moral e assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz.
A última vez que saíram à rua foi na Quaresma de 2020, mas só saíram os primeiros ranchos tendo depois a romaria quaresmal sido interrompida por causa da pandemia e dos constrangimentos sanitários por ela impostos.
As romarias quaresmais, que este ano completam meio século de história, são uma das mais vivas tradições penitenciais dos Açores.
Grupos de homens munidos de xaile, bordão, lenço e terço percorrem as estradas de São Miguel em clima de oração, passando por todas as igrejas e ermidas, do nascer ao por do sol.
O regresso das romarias quaresmais coincide com a chegada aos Açores do novo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
“Nós temos uma forte esperança de que seremos apreciados e abraçados pelo nosso novo bispo” assim como “temos toda a disponibilidade e vontade de encetar este este novo caminho com esperança, com renovada colaboração dentro do que considerar conveniente e oportuno, para o ajudar a compreender a nossa realidade eclesial, social e cultural da Diocese”, afirmou ao Igreja Açores o responsável dos romeiros, João Carlos Leite.

Share

Print
Ordem da notícia1805

Theme picker