André Delmar organizou o Campeonato do Mundo de Padel no Dubai
Diário dos Açores

André Delmar organizou o Campeonato do Mundo de Padel no Dubai

Previous Article Previous Article Pensa bem
Next Article Um lugar

Mais um jovem açoriano que alcança sucesso no estrangeiro

Não faltam exemplos de jovens açorianos sonhadores que, com a falta de recursos (e reconhecimento) cá dentro, vão à procura do sucesso lá fora.
É o caso de André Delmar, conhecido pela sua paixão pelo Padel, resolveu investir no Dubai e partiu com a namorada à procura do sonho.
Foi agora compensado com um convite por parte da poderosa Federação daquele país para organizar o Campeonato do Mundo da modalidade. E foi um sucesso muito badalado em todo o mundo.
Por detrás de tudo isto, um açoriano, que contou a sua história ao Diário dos Açores.

                      ****

Organizou o Campeonato do Mundo de Padel no Dubai. Que balanço é que faz?
Ter sido escolhido para organizar o Campeonato do Mundo de Padel no Dubai foi sem dúvida um motivo de orgulho para mim.
Foi um grande desafio desde o primeiro dia, pois o tempo de preparação para um evento desta dimensão foi muito menor do que o habitual.
Inicialmente, a edição deste ano do Campeonato do Mundo de Padel seria no Qatar, mas por estarem a organizar o Campeonato do Mundo de Futebol praticamente nas mesmas datas, tiveram que alterar o país anfitrião.  
A escolha recaiu sobre os Emirados Árabes Unidos, mais concretamente no Dubai.  
O balanço foi extremamente positivo, com comentários incríveis por parte de todos os países que participaram no Campeonato.

Porquê o Dubai?
Como referi anteriormente, a escolha do Dubai para receber o Campeonato do Mundo de Padel surgiu após o impedimento do Qatar. Devido à proximidade geográfica entre os dois países, EAU seria a escolha mais lógica a todos  os níveis. A alteração do país anfitrião ocorreu apenas 35 dias antes da data de início do evento, o que tornou o desafio ainda mais desafiante.
Se existia um sitio onde se pudesse organizar um evento desta envergadura em tão curto espaço de tempo, seria no Dubai com certeza!  
Felizmente foi a escolha acertada.

Como é que um açoriano se envolve num projecto destes tão longe da sua ilha?
Desde a minha primeira visita ao Dubai que senti que se algum dia  resolvesse trabalhar nesta cidade, a minha aposta seria o Padel.
Após visitar duas vezes e encontrar o Padel ainda numa fase muito atrasada e apenas com 10 campos exteriores apercebi-me que efectivamente existia uma oportunidade real.
Com essa convicção e com um projecto para construir o primeiro clube de padel indoor no Dubai, arrisquei e resolvi fazer a mudança para o Dubai, juntamente com a minha namorada.
Felizmente, conheci os meus actuais sócios e consegui construir o primeiro clube de padel indoor nos Emirados Árabes Unidos, o World Padel Academy (WPA).
Desde então, estou ligado ao Padel em todo o país e, neste momento, temos quatro clubes em 4 Emirados diferentes.
Senti que o convite para organizar o Campeonato do Mundo no Dubai, por parte da Federação de Padel dos EAU, foi o reconhecimento por todo o trabalho que tenho desenvolvido com o padel no país nos últimos 2 anos.

Como vai a projecção da modalidade no mundo?
O padel continua a ser o desporto com maior crescimento no Mundo. Em qualquer canto do mundo existe um campo de padel hoje em dia!
É um desporto muito inclusivo, permite que qualquer pessoa, de qualquer idade e sem nunca ter praticado qualquer desporto, se divirta e consiga aprender o jogo de forma rápida.
O facto de ser sempre jogado com 4 jogadores ajuda a criar um ambiente social à volta do desporto, o que acaba por ser muito importante para fomentar a modalidade.
Tenho a certeza que o Padel vai continuar a fazer parte da vida de muitas pessoas e ainda existe espaço para crescimento em muitos países.

E nos Açores, como vê a modalidade?
Há vários anos que eu tinha o sonho de construir um clube de padel indoor em São Miguel, felizmente, em Julho de 2022 tornou-se realidade com a abertura do Azores Padel Club (APC) com 4 campos indoor.
Desde então, a modalidade tem crescido de forma sustentável e neste momento já existem mais de 600 praticantes assíduos de padel em São Miguel.
O Azores Padel Club já está registado na Federação Portuguesa de Padel e vai receber provas oficiais do Campeonato nacional durante o ano de 2023.
O padel é uma realidade que faz parte da vida de muitos micaelenses neste momento, tanto na parte desportiva como na componente social.
Na Terceira, o Azores Fusion, que conta com 2 campos exteriores, já tem muitos praticantes assíduos, nesse sentido um projecto inter-ilhas para competição provavelmente será uma realidade em breve.

Qual o próximo projecto?
Neste momento, a nível Açores, o projecto de ampliação do Azores Padel Club está confirmado, vamos construir mais 4 campos indoor.
O APC passará a contar com 8 campos indoor até ao final de Abril.
Com a WPA, estão em curso projectos para construção de clubes de padel naArábia Saudita, no Bahrain e em Londres.

jornal@diariodosacores.pt *

Share

Print
Ordem da notícia1835

Theme picker