Governo anuncia navio mais pequeno para transporte de mercadorias para as Flores
Diário dos Açores

Governo anuncia navio mais pequeno para transporte de mercadorias para as Flores

Previous Article Previous Article Marinha ajuda cientistas em S. Jorge
Next Article Comissão Administrativa da Cruz Vermelha de S. Miguel pede exoneração Comissão Administrativa da Cruz Vermelha de S. Miguel pede exoneração

A Secretária regional dos Transportes, Berta Cabral, anunciou ontem a contratação de um navio mais pequeno, da Transinsular, para o transporte de mercadorias para a ilha das Flores.
Há vários dias que o navio que opera naquela ilha não consegue atracar, devido ao mau tempo.
Esta decisão vai de encontro a uma reivindicação do PPM/Açores, que considerou na semana passada que a operação do transporte marítimo de mercadorias com as Lajes das Flores “não garante” a regularidade do abastecimento, defendendo a utilização de um navio mais pequeno.
O grupo parlamentar do PPM, que integra o Governo Regional em coligação com o PSD e o CDS-PP, alertava que “as condições em que a operação do transporte marítimo de mercadorias está a ocorrer não garante a regularidade do abastecimento”.
“O navio que a Transinsular está a utilizar na operação não é o adequado tendo em conta os atuais condicionalismos do porto das Lajes das Flores. É necessário encontrar uma solução que terá de passar, necessariamente, pela utilização de um navio de menores dimensões”, é referido nas conclusões das jornadas.
A mesma reivindicação foi anunciada pelo Bloco de Esquerda, defendendo que o Governo Regional tem de encontrar “imediatamente” um navio com as características adequadas às atuais condições de operacionalidade do porto das Lajes das Flores.
Segundo aquela força política, o navio Monte Brasil, que devia chegar às Flores na próxima quinta-feira, “está atrasado e a operação de descarga poderá estar em risco porque, entretanto, está previsto um agravamento das condições do mar”.
Em nota de imprensa, o BE considera que o Governo dos Açores “tem que encontrar imediatamente um navio com as características adequadas às atuais condições do porto das Lajes das Flores, cuja operacionalidade ficou ainda mais afetada depois da recente destruição do antigo quebra-mar pela tempestade Efrain, para garantir o regular abastecimento de mercadoria à ilha”.
“Há duas semanas, o Bloco de Esquerda enviou um requerimento ao Governo Regional a perguntar se está prevista alguma intervenção para proteger de forma provisória o interior do porto e se o Governo tem intenção de fretar um navio com as características que facilitem a operação nas condições em que ficou o porto depois dos estragos provocados pela passagem da tempestade ‘Efrain’, afirma o BE/Açores.

Share

Print

Theme picker