BE promove debate sobre violência obstétrica
Diário dos Açores

BE promove debate sobre violência obstétrica

Previous Article Previous Article PSD saúda Câmara de P. Delgada por apoiar residência universitária
Next Article Chega satisfeito com aquisição de viaturas para bombeiros Chega satisfeito com aquisição de viaturas para bombeiros

O Bloco de Esquerda vai realizar um debate público com o tema “Violência obstétrica: conhecer a realidade, construir um futuro melhor”, no próximo dia 11 de Fevereiro, à 14h00, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara.
O objetivo é discutir o tema e encontrar medidas que possam prevenir e erradicar situações de violência obstétrica na Região.
“Perante a inexistência de dados sobre o número de episiotomias e manobras de Kristeller realizadas nos hospitais da Região e considerando que desde 2020 até ao primeiro semestre de 2022, mais de 55% dos partos nos Açores foram distócicos - onde se incluem cesarianas e partos instrumentalizados -, o Bloco decidiu colocar este assunto na ordem do dia e promover um debate para aumentar o conhecimento sobre esta realidade”, anuncia aquele partido, em comunicado.
“A 2.ª edição do inquérito “Experiências de Parto em Portugal”, que contou com a participação de 81 mulheres açorianas (1,08% da amostra), concluiu que três em cada dez mulheres inquiridas afirmam ter sido vítimas de abuso, desrespeito ou discriminação, sendo as intervenções não consentidas as apontadas como a forma mais recorrente dessa violência”, acrescenta.
O debate público organizado pelo Bloco de Esquerda vai contar com intervenções de Catarina Pires, psicóloga clínica especialista na área da gravidez e parentalidade, Márcio Tavares, enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica e Catarina Barata, membro da Direcção da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto.
A intervenção final ficará a cargo da deputada do Bloco de Esquerda na ALRAA, Vera Pires, que apresentará as linhas gerais da proposta que o Bloco entregará no Parlamento com medidas para prevenir e erradicar a violência obstétrica nos Açores.
Como forma de promover a discussão sobre o tema, o Bloco abrirá um espaço ao público para intervenções e questões aos oradores.

Share

Print

Theme picker