Temporada #3 do espaço vaga arranca a 11 de Fevereiro com exposição e festa
Diário dos Açores

Temporada #3 do espaço vaga arranca a 11 de Fevereiro com exposição e festa

Previous Article Memorial da coragem proibida (*)
Next Article Música Nostra hoje nas “Quartas Culturais Santa Clara 2023” Música Nostra hoje nas “Quartas Culturais Santa Clara 2023”

A vaga - espaço de arte e conhecimento apresenta de 11 de Fevereiro a 8 de Abril o terceiro momento do projecto Temporadas, em parceria com o Cycle Music and Art Festival, da Islândia.
Intitulada “Ilhas Futuras”, a Temporada #3 pretende projectar modelos alternativos de convivência e empatia para se especular sobre economias de espaço, ecologia e relações inter-espécies.
Entre Fevereiro e Abril, convida um conjunto de artistas e projectos que exploram as tensões e oportunidades de futuros que se imaginam entre a realidade e a ficção, e propõe um programa híbrido que se desenvolve entre as artes visuais, a performance e a música.  
O arranque da Temporada #3 acontece este Sábado, dia 11 de Fevereiro, às 17h00, com a inauguração de “Animal Internet”, exposição individual do artista islandês Kolbeinn Hugi, no espaço vaga (sede da Anda&Fala - Associação Cultural).
 “Animal Internet”  é um projecto de artes visuais que visa mover a Terra em direcção a um futuro zoocrático, através de uma visão onde os animais serão não só utilizadores activos, mas também construtores da Internet. Esta visão para o futuro, imaginada entre a realidade e a ficção, é construída sobre princípios zoocráticos (do grego “zōion”, animal; e “kratos”, poder), e tem como objectivo expandir e alterar o nosso ponto de vista, fora da experiência humana.
A abertura prolonga-se até às 22h00 na vaga, com uma performance de pole dance (dança de varão) e DJ set da DJ, artista de pole dance e produtora cultural nascida em Berlim, FRZNTE.
A 24 de Fevereiro, às 21h00, acontece a primeira de duas sessões programadas no Cinema Calheta da vaga, para explorar e aprofundar o universo e trabalho do artista Kolbeinn Hugi.
No dia 25 de Fevereiro, das 10h00 às 17h00, Luís Sousa Ferreira, promove a formação “Tensão e Risco: Pensamentos e práticas para uma programação cultural participativa, inclusiva e transformadora”,   integrada na Escola vaga, o programa independente de estudos artísticos da vaga, direccionado à comunidade escolar e artística residente nos Açores, e a todas as pessoas interessadas em artes e cultura. A sessão tem o custo de 5€, e lugares limitados.
 Ao longo de dois meses, até 8 de Abril, a Temporada #3 apresenta ainda várias performances, acolhe um programa de filmes no Cinema Calheta, e o ‘Mesa Posta’ volta a juntar chef’ s e artistas na casa da vaga. Há ainda encontros e conversas, residências artísticas para o desenvolvimento de novos projectos, e o programa da “Escola Vaga” inclui seminários, formações e workshops. Em Abril, a Temporada encerra com um mini-festival, a ter lugar no recém-aberto Arco 8.
As Temporadas da vaga são um projecto apoiado pelo Programa Cultura do EEA Grants, através do Connecting Dots - Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos gerido pela Direcção-geral das Artes na qualidade de Parceiro do Programa, e co-financiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Share

Print

Theme picker