Sete equipas disputam hoje a Batalha de Limas em Ponta Delgada
Diário dos Açores

Sete equipas disputam hoje a Batalha de Limas em Ponta Delgada

Previous Article Previous Article Associação ambientalista está contra a Batalha de Limas
Next Article Bispo envia 17 intenções aos Romeiros e não esquece as vítimas dos abusos Bispo envia 17 intenções aos Romeiros e não esquece as vítimas dos abusos

Sete equipas, seis camiões e dois tractores vão “batalhar” esta tarde na Avenida Marginal, em Ponta Delgada, na tradicional Batalha de Limas.
Sérgio Rezendes, vereador da Câmara de Ponta Delgada, com o pelouro da História, Cultura e Animação Turística e Cultural, em entrevista à Rádio  Atlântida, acredita que a iniciativa vai decorrer de uma forma “muito divertida”. Disse que esta é uma tradição que “marca Ponta Delgada pela diferença”.
“Cães de Fila de São Miguel” de Santo António, os “Badboys” de São Roque, os “Sempre Presentes” de São José, os “Santa Canalha” de Santa Clara, os “Bairro da Lata”  do Rosário da Lagoa, os “Fúria Azul” do Livramento e os “Bombásticos” da Associação de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada são as equipas que vão entrar nesta batalha de água, segundo aquela rádio.
A Batalha de Limas é já uma espécie de instituição carnavalesca de Ponta Delgada, que começou apenas com limas mas agora é recorrente o uso dos sacos de plástico.
Algumas associações ambientalistas e partidos políticos, como o PAN/A, têm-se insurgido contra a batalha devido ao uso do plástico e do facto de os mesmos não serem todos recolhidos após a iniciativa.
Questionado sobre se a autarquia já conseguiu alguma alternativa no mercado para substituir o plástico, Sérgio Rezendes, na referida entrevista à Rádio Atlântida, revela que a mesma tem, há vários anos, tentado encontrar soluções para a sua substituição, mas sem efeito. No entanto, adianta que a Câmara de Ponta Delgada impôs um conjunto de medidas com vista à redução do impacto ambiental na batalha.
O vereador assegurou, ainda, que, no fim do evento, os participantes irão colaborar na recolha dos sacos de plástico.
Para além disso, haverá, também, condicionalismos no trânsito, sendo que as linhas de mini-bus serão interrompidas a partir das 14h00 e o trânsito e estacionamento ficará proibido, das 12h00 às 21h00, na Avenida Infante D. Henrique, no troço compreendido entre a Rua de São Pedro e a Praça Gonçalo Velho Cabral e Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro.
Quantos aos restantes transportes públicos, neste dia, no mesmo período, as viaturas precedentes de nascente apenas circulam até à Rua de São Pedro e as de poente apenas circulam até à Avenida Kopke. No que toca ao acesso aos parques de estacionamento subterrâneos, o da avenida Infante D. Henrique efetuar-se-á apenas pelo lado nascente, ou seja, na Avenida João Bosco Mota Amaral, e o das Portas do Mar a entrada será feita pelo terminal em frente à Rua de São Pedro e a saída para nascente, Avenida João Bosco Mota Amaral, conclui a Rádio Atlântida.

Share

Print
Ordem da notícia1927

Theme picker