Diário dos Açores

Criação, Terra Mãe e Educação Integral

Previous Article Política de habitação nos Açores – legados e compromissos
Next Article Primeiro aviso na imprensa insular sobre o romancista florentino

Quarta Feira de Cinzas:
Do Jardim do Éden à Tentação e Queda.
Oração e Peregrinação. Romeiros nas Veredas e (Des)Caminhos da Vida.

CINZAS. Vem da minha primeira infância a memória viva da chamada “imposição das cinzas”. “Lembra-te ao Homem que és pó e aos pó hás-de voltar”. Eis a nossa Condição de Ser e para Ser.
Tempo do Génesis “Castigo e esperança”. Depois do Éden, do Paraíso, do Jardim, foi a tentação e a queda. A Serpente, A Mulher e o Homem, a tríade do Pecado. Da Humanidade em Penitência, em busca de Saída, da SAÍDA? DEUS disse à serpente: “(...) Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida.(...). DEUS disse à mulher “Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, os teus filhos hão-de nascer entre dores. (....)” e DEUS disse ao homem: “(...) Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de onde foste tirado; porque tu és pó e em pó te hás-de tornar”. (GENESIS, 3, 16-20):
DEPOIS DA DESOBEDIÊNCIA VEIO O CASTIGO E A PENITÊNCIA. É TEMPO DE QUARESMA. PEREGRINOS NA TERRA, EM BUSCA DA PAZ E DA HARMONIA, DO PARAÍSO PERDIDO.
TEMPO DE QUARESMA. TEMPO DE PEREGRINAÇÃO. TEMPO DE ORAÇÃO. ATÉ AO ENCONTRO, DE NOVO, COM DEUS, NO FACE A FACE, COMO NO TEMPO ANTES DA TENTAÇÂO DE COMER DA “ÁRVORE DO CONHECIMENTO”. E VENDO A TENTAÇÃO DO HOMEM (MULHER E HOMEM), DEUS INTERVEIO, RESERVANDO EXCLUSIVAMENTE PARA SI A “ÁRVORE DA VIDA”. POR ISSO NINGUÉM É DONO DA SUA VIDA E NÃO SABE O DIA NEM A HORA. “VIGIAI E ORAI”, “PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA”. DIRÁ – DIZ - CRISTO, NO NOVO TESTAMENTO, TRAZENDO A LEI DO AMOR.
AINDA NO PRIMIERO LIVRO DA BÍBLIA, O LIVRO DOS GÉNESIS, podemos ler: “O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden a fim de Cultivar a Terra da qual fora tirado. Depois de ter expulsado o homem, colocou, a oriente do Jardim do Éden, querubins armados de espada flamejante para guardar o caminho da árvore da vida” (GENESIS, 3, 16-24) DEUS QUER GUARDAR.
É BÍBLICO: “SE DEUS NÃO GUARDAR, EM VÃO VIGIA O SENTINELA”
“ÁRVORE DO CONHECIMENTO”: tentou ou foi tentada pela Mulher e pelo Homem?
DEUS RESERVOU PARA SI, EM SEGREDO ABSOLUTO, A “ÁRVORE DA VIDA”. EIS O MISTÉRIO, NA ETERNIDADE DOS TEMPOS.
COMO CHEGAR AO INVISÍVEL E INSONDÁVEL? PEREGRINOS, SENDO ROMEIROS NOS ATALHOS E (DES)CAMINHOS DAS NOSSAS VIDAS. EM ORAÇÃO, EM PEREGRINAÇÃO, NA UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS CAMINANTES.

Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros

Ponta Delgada/S. Miguel-Açores, Quarta-Feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro de 2023.
(Originalmente publicado na minha Página do Facebook, na Quarta Feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro de 2023).


“A NOSSA MÃE TERRA,
Uma leitura cristã do desafio do ambiente”,

Dedico este texto a minha Mãe e a meu Pai,
Leontina Maria Oliveira Medeiros e
José Manuel Alves de Medeiros,
que sempre nos ensinaram e transmitiram o Valor da Terra,
da Agricultura e da Lavoura
Escrever é lavrar, é semear, plantar e transplantar


O Papa Francisco escreveu uma Encíclica sobre o Ambiente e a Ecologia Integral: “Louvado Sejas. Carta Encíclica ‘Laudato si’, Sobre o Cuidado da Casa Comum” (2015), que teve grande recetividade, em universalidade e pluralidade, a nível mundial e global. Em 2020 foi traduzido para Português o livro da Autoria do Papa Francisco “A NOSSA MÃE TERRA, Uma leitura cristã do desafio do ambiente”, “Com Prefácio do Patriarca Ecuménico Bartolomeu”, um desafio humano-divino e cultural, de unidade, na diversidade, que tem tido a maior das atenções dos Papas S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco”, procurando unir. Somos, todos, corresponsáveis pela Mãe Terra, que clama na sua “dor biótica”, na expressão de Aldo Leopold. Para quando a verdadeira Humanidade? O que é preciso para nos irmanarmos? Um Sismo global do eixo da Terra? Um apagão global? Ter de chegar aí, para haver um pânico global? Um novo “Dilúvio”, que arraste tudo e todos? Façamos um Hino à Vida, em União e Amor. Por quê a guerra, que não queremos, e não a Paz, que procuramos e amamos? Por quê? É preciso reler, e atender na vida, nesta época sem espírito, sem tempo, os Génesis, “no Princípio era o Verbo”, A Palavra de Deus, sempre em diálogo com a Humanidade. Talvez aí se perceba a”Corrupção da Humanidade”. Vamos a Tempo? É Tempo de Ser, de Escutar e Ver o Criador e a Criação. A Maravilha de SER.

                    Emanuel Oliveira Medeiros
(Texto publicado originalmente na minha Página do Facebook, no dia 18 de fevereiro de 2022.”


Emanuel Oliveira Medeiros
Professor Universitário*
*Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia  da Educação

Share

Print

Theme picker