Açores batem recorde de turistas em Janeiro
Diário dos Açores

Açores batem recorde de turistas em Janeiro

Previous Article Previous Article Vasco Cordeiro apela ao governo para corrigir apoios às famílias

Os Açores bateram mais um recorde de dormidas turísticas em Janeiro passado, com uma estimativa de 113,5 mil dormidas, segundo o Indicador de Turismo (IT) divulgado ontem pelo SREA.
São mais 35, 5 mil turistas do que em janeiro de 2022 e mais 15 mil do que em 2019.
O IT-Açores tem por objetivo estimar a evolução geral da atividade económica no setor do turismo na Região Autónoma dos Açores.
O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas em toda a região cerca de 113,5 mil dormidas em alojamentos turísticos em janeiro.

Indicador é um estimativa

Adicionalmente apresentam-se no Quadro dados relativos a Levantamentos CA e compras TPA nacionais e internacionais e Passageiros desembarcados em voos territoriais e internacionais como complemento à análise da evolução do setor do turismo na região.
O Indicador de Turismo (IT-Açores) é um indicador avançado e tem por objetivo a estimação antecipada do andamento económico do setor do turismo na Região Autónoma dos Açores, utilizando o número de dormidas na Hotelaria Tradicional (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos e pousadas), no Turismo no Espaço Rural e no Alojamento Local (10 e mais camas e menos de 10 camas).

Compras e levantamentos com cartões aumentam

As compras nos Açores, em janeiro, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 124,5 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 26,25%.
Segundo o SREA, os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram o montante total de 43,9 milhões de euros, verificando-se um aumento homólogo de 7,76%.
Com efeito, as compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em janeiro de 2023, nos Açores, o montante de 124,5 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 26,,25%.
Destes, cerca de 116,2 milhões de euros são de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 23%, e cerca de 8,3 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que representa um aumento homólogo de 100,7%.

Pagamentos a subir

Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 6,1 milhões de euros, representando um acréscimo homólogo de 351,2%.
Os levantamentos em CA atingiram no mesmo mês, nos Açores, o montante de 43,9 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 7,76%.
Destes, cerca de 42,6 milhões de euros são de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 7,61%, e cerca de 1,3 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que representa um aumento homólogo de 12,8%.
Os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 10,4 milhões de euros, apresentando um acréscimo homólogo de 20,47%.
O volume de compras e levantamentos nacionais representou 94,3% do total de compras e levantamentos nos últimos 12 meses.

jornal@diariodosacores.pt

Share

Print
Ordem da notícia1951

Theme picker