“Contos Populares Portugueses da Califórnia” lançado hoje na Livraria Letras Lavadas
Diário dos Açores

“Contos Populares Portugueses da Califórnia” lançado hoje na Livraria Letras Lavadas

Next Article Câmara Municipal de Ponta Delgada defende reforço de segurança na Rocha da Relva Câmara Municipal de Ponta Delgada defende reforço de segurança na Rocha da Relva

A Bruma Publications e a Letras Lavadas, como parte do projecto Diáspora Açoriana do Portuguese Beyond Borders Institute na Universidade Estadual da Califórnia, em Fresno, irão apresentar o “livro Contos Populares Portugueses da Califórnia” (recolha e transcrição de Manuel Costa Fontes), após um diálogo acerca da maior comunidade de origem açoriana nos Estados Unidos da América, as suas histórias, vivências e potencialidades.
A sessão terá lugar na Livraria Letras Lavadas, hoje, pelas 17h, e contará com as presenças de Diniz Borges, Bruma Publications e de José Andrade, Director Regional das Comunidades.
“Contos Populares Portugueses da Califórnia” pretende contribuir para preservar uma velha tradição em via de desaparecimento, inclui 64 contos gravados e 26 informantes açorianos (20) e madeirenses (6). Sendo de carácter indo-europeu, alguns contos são mais antigos do que a existência das nações. A introdução, em português e inglês, inclui um panorama da imigração portuguesa para a Califórnia. Fielmente transcritos a fim de reflectir a maneira de falar de cada informante, os contos começam com resumos em inglês, sendo seguidos pela classificação internacional de Isabel Cardigos e Paulo Correia, a qual, além do Brasil, inclui numerosos paralelos do mundo de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor), assim como variantes do mundo cultural ibérico a que Portugal pertence (Espanha, América Espanhola, e Sefarditas). O livro termina com quatro apêndices: vocabulário (os anglicismos estão colocados no fim), informantes, motivos e tipos-conto.
A presente colecção foi recolhida entre 1973 e 1975. Teve início no Vale de San Joaquín (Tracy, Turlock), prosseguindo no sul do estado, em Artesia, onde se radicalizou uma grande comunidade oriunda da Terceira, e depois em San Lorenzo, na área da Baía de São Francisco. No Sul, o autor também colectou informantes em Chino, Ontario, Los Angeles e San Diego. Cinquenta dos 86 contos e anedotas desta colecção foram incluídas na sua tese de doutoramento na Universidade da Califórnia, Los Angeles.

Share

Print

Theme picker