Diário dos Açores

Como viver uma vida valorizada?

Previous Article Previous Article Assembleia Municipal do Nordeste aprova contas de 2022
Next Article A visita do Noah e a Páscoa

Comprometermo-nos com um estilo de vida valorizado, ou seja, com significado e focado no que consideramos realmente importante exige sair do piloto automático e parar para observar, prestar atenção consciente à nossa experiência. Viver uma vida valorizada não significa vivê-la sem sofrimento, pois este é inerente à condição humana, mas antes criar um sentido de direção, propósito, significado e vitalidade.
Os valores envolvem compromisso e ações consistentes e eficazes ao serviço dessa direção (ações valorizadas). São estas ações que conduzem à felicidade e podem reduzir o sofrimento. Quando passamos por alguma dificuldade, temos a tendência de investir esforços na procura de soluções e desinvestir no tempo para coisas que são realmente importantes para nós. Por vezes ficamos “presos” dentro das nossas cabeças a tentar resolver questões que estão por vir (futuro), ou a remoer nas coisas que já aconteceram (passado). Focarmos a nossa atenção no aqui e agora de forma consciente significa viver uma vida valorizada, direcionando a atenção e o esforço para o nosso propósito.
Frequentemente confunde-se valores com moral ou com objetivos. Os valores são como uma bússola para a direção que se pretende na vida, estão relacionados com a área do sentir, pois são vivenciados e experienciados e não algo que tem um início-meio-fim como os objetivos e metas. Também são distintos de pressões sociais, familiares ou culturais, onde cabe a moral que obedece a regras situadas num determinado período e cultura, indicando o certo e o errado. Exemplos de valores são: autenticidade, aventura, conexão, contribuição, diversão, gratidão, independência, dedicação, responsabilidade, compaixão.
Revisite os seus valores de forma consciente, gentil e intencionada, observando o que valoriza e o/a faz vibrar.

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Carla Rocha *

* Vogal da Delegação Regional dos Açores

Share

Print

Theme picker