Legião de Maria encerra jubileu de ouro na Igreja de Nª Sª de Fátima
Diário dos Açores

Legião de Maria encerra jubileu de ouro na Igreja de Nª Sª de Fátima

Previous Article Previous Article Bolieiro afirma que a SATA está no caminho para “resultados positivos”
Next Article População sente-se menos satisfeita com a situação financeira do que com a vida em geral População sente-se menos satisfeita com a situação financeira do que com a vida em geral

O Movimento Legião de Maria vai encerrar o jubileu de ouro (50 anos) no próximo dia 25 de Abril, pelas 14h30, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima no Lagedo, em Ponta Delgada.
A solenidade da ÁCIES, que significa um exército disposto para a  batalha, designa a cerimónia em que os legionários, como um só corpo, reúnem-se para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano, é aberta a todos os legionários que queiram participar.
O Movimento teve o seu inicio a 7 de setembro de 1921, em Dublin, Irlanda, sendo  o fundador  Frank Duff. Nos Açores a Legião surge através da enviada Maria Senra, em 1972, celebrando-se a 1º Solenidade da Ácies, a festa central da  Legião de Maria em 1973. Na Diocese, o Movimento encontra-se implantado em São Miguel, Terceira e Faial. Actualmente fazem parte do Movimento 397 membros ativos, dos quais 31 são juvenis, Ao longo destes 50 anos, foram muitos os jovens e adultos que fizeram parte deste Movimento.
“De acordo com o carisma do Movimento trabalhamos nas diversas Pastorais, realizamos várias peregrinações, encontros de formação, retiros e congresso. Tentamos marcar com actividades todas as orientações diocesanas e propostas do Santo Padre em comunhão com a Igreja” refere uma nota enviada ao Igreja Açores.
A Legião de Maria é um movimento de evangelização ao serviço da Igreja, cuja espiritualidade “assenta na Doutrina do Corpo Místico e na Maternidade de Maria” pode ler-se na descrição do movimento na página do Anuário Católico.
“Tal como Maria, sob a acção do Espírito Santo, deu Cristo ao mundo, também a Legião de Maria, com Maria e sob a acção do mesmo Espírito, procura dá-Lo ao mundo através do seu apostolado, colaborando com o Espírito Santo e com Maria na renovação da face da Terra e na construção da Civilização do Amor no Terceiro Milénio”, lê-se ainda.
Os legionários privilegiam a dimensão pastoral ou a dimensão social, tocando assim, nas suas actividades, todas as pastorais.
Os contactos com as famílias em visitas domiciliárias (trabalho prioritário da Legião numa linha de evangelização), recenseamento paroquial, contactos com doentes em hospitais (voluntariado hospitalar) e em casa (apoio domiciliário com prestação de cuidados de higiene e serviço doméstico), apoio à terceira idade (amparo moral, convívios, centros de dia, preparação para os Sacramentos), acompanhamento de pessoas solitárias e muitas outras iniciativas de carácter social e religioso.

Share

Print

Theme picker