Diário dos Açores

25 de Abril

Next Article Cumprir Abril!

Opinião

25 de Abril de 1974, foi um momento histórico decisivo para Portugal e os seus territórios ultramarinos. O movimento que culminou com a Revolução dos Cravos teve como objetivo principal a derrubada do regime autoritário de Salazar e Caetano e a instauração de um regime democrático. 
A Revolução dos Cravos marcou o fim da ditadura em Portugal e abriu caminho para a construção de uma sociedade mais justa e principalmente mais livre. A instauração da democracia em Portugal foi um passo fundamental para o desenvolvimento do país, seja a nível político, económico ou social. 
 O liberalismo valoriza a liberdade individual, a propriedade privada, a livre iniciativa e a livre concorrência. Esses valores foram incorporados na Constituição Portuguesa de 1976, que estabeleceu a democracia como um regime de liberdade, pluralismo e tolerância. A adoção do liberalismo nas regiões autónomas e em Portugal no seu todo, ajudou a impulsionar o desenvolvimento económico e social. O setor privado ganhou espaço, a livre iniciativa foi estimulada, o mercado abriu-se para a competição e o Estado passou a ter um papel regulador e promotor do desenvolvimento económico. No entanto, não nos podemos esquecer que o liberalismo não deve ser confundido com o neoliberalismo.
 Enquanto o liberalismo valoriza a liberdade individual, o neoliberalismo prioriza a liberdade de mercado, muitas vezes em detrimento dos direitos e interesses dos indivíduos e da sociedade em geral. Uma falsa liberdade a meu ver.
É de extrema importância que se encontre um equilíbrio entre a liberdade individual e a responsabilidade social. O 25 de Abril de 1974 marcou o início de uma nova era nos Açores e em Portugal, baseada na democracia e no liberalismo. Esses valores ajudaram a impulsionar o desenvolvimento económico e social do país, mas é importante serem aplicados de forma responsável e equilibrada, respeitando sempre os direitos e interesses dos indivíduos e da sociedade como um todo. E tal não se tem verificado.

Venicio da Costa Ponte*
* Dirigente IL Açores/Conselheiro Nacional IL

Share

Print

Theme picker