Diário dos Açores

Brincar com coisas sérias

Previous Article Reitor do Santuário da Esperança deve ser substituído
Next Article Nuno Pimentel não vai continuar como Presidente da EDA Nuno Pimentel não vai continuar como Presidente da EDA

I - Augusto Santos Silva
Augusto Santos Silva, na sua qualidade de Presidente da Assembleia da República, é a segunda figura do Estado Português. E até corre por aí a sua vontade de tentar ser a primeira. Para tal, vai ter de mudar muita coisa. E confesso que não acho isso muito provável.
Santos Silva anda há décadas nos corredores do poder. Foi Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000) e depois Ministro da Educação (2000-2001) e da Cultura (2001-2002), nos governos de António Guterres; foi Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009) e da Defesa Nacional (2009-2011), nos governos de José Sócrates e foi Ministro dos Negócios Estrangeiros (2015-2022) nos governos de António Costa. Aqui pelo meio foi sendo, sucessivamente, eleito Deputado à Assembleia da República.
É professor catedrático e tem vasta obra publicada. Santos Silva tem, inequivocamente, um currículo académico, profissional e político que o habilita ao desempenho das mais altas funções públicas.
 Contudo, tem uma espécie de íman para polémicas. Desde o início do atual mandato como Presidente do Parlamento ainda não percebeu como lidar com André Ventura.
A recente decisão de excluir os representantes do Chega das viagens oficiais é disso, apenas, mais um exemplo. Esse “castigo” é, na verdade, um enorme empurrão ao partido de Ventura que terá, muito provavelmente, a devida resposta nas próximas eleições europeias…

II – Novo Aeroporto de “Lisboa”
O dossier novo Aeroporto de Lisboa tem várias décadas. Mais recentemente, decidiu-se criar uma espécie de concurso de ideias.
No caso em concreto, um concurso de localizações. Chegaram propostas de quase todos os lados. No passado dia 27, ficámos a saber que o Aeroporto de Beja foi excluído da lista de possíveis localizações para o futuro Aeroporto de Lisboa. O anúncio, que até parece brincadeira, foi feito pela Comissão Técnica Independente (CTI) criada no final do ano passado e que conta com uma equipa de seis coordenadores técnicos e cerca de 70 especialistas e mais de 30 empresas ligadas ao setor da aviação para analisar as várias opções em cima da mesa. Ao que consta, a lista final conta com nove opções, incluindo as cinco propostas pelo Governo: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; e Santarém. Além dessas, foram adicionadas as opções Portela + Alcochete, Pegões, Portela + Pegões e Rio Frio + Poceirão.Os relatórios com as conclusões da CTI devem estar finalizados até novembro, passando para a fase de discussão pública.
Aqui chegados, sugiro que a discussão pública permita que cada cidadão tenha oportunidade de se pronunciar. Para tal, deverá ser atribuído um número de telefone a cada opção. Essa seria a forma mais adequada para fechar com chave de ouro tamanha brincadeira.

Hernâni Bettencourt*
*Jurista

Share

Print

Theme picker