Diário dos Açores

Hoje é o Dia Internacional do Jazz

Previous Article Libertinagens

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, lembrando o papel significativo desempenhado pelo jazz na história moderna, afirmou esta semana: “Neste Dia Internacional do Jazz, músicos de todo o mundo estão mais uma vez a responder, em grande número, ao retumbante apelo à paz por meio da música. Nascido de lutas pela justiça, o jazz inspira-nos a construir um futuro que reflita o seu espírito – unidos na celebração da diversidade. Junte-se a nós nesta ‘jornada do jazz ao redor do mundo’ e testemunhe o poder da música.”
Em novembro de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nomeou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz para destacar o jazz e o seu papel como Embaixador da tolerância, compreensão e partilha entre as pessoas de todos os cantos do globo. Em Dezembro do ano seguinte a Assembleia Geral das Nações Unidas saudou formalmente a decisão da Conferência Geral da UNESCO. A partir de então as Nações Unidas e a UNESCO reconhecem ambas o Dia Internacional do Jazz nos seus calendários oficiais.
Todos os anos, no dia 30 de abril, esta forma de arte internacional é reconhecida por promover a paz, o diálogo entre as culturas, a diversidade e o respeito pelos direitos humanos e pela dignidade humana; erradicar a discriminação; promover a liberdade de expressão; promover a igualdade de género; e reforçar o papel da juventude na promulgação da mudança social.
O Dia Internacional do Jazz é presidido e liderado pela Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e pelo lendário pianista e compositor de jazz Herbie Hancock, que é o Embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e Presidente do Instituto de Jazz Herbie Hancock. O Instituto é a principal organização sem fins lucrativos encarregada de planear, promover e produzir esta celebração anual.
O Dia Internacional do Jazz reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, académicos e entusiastas do jazz em todo o mundo para celebrar e aprender sobre o jazz e suas raízes, futuro e impacto; sensibilizar para a necessidade de diálogo intercultural e de compreensão mútua; e reforçar a cooperação e comunicação internacional.
Este ano, a 12ª celebração anual do Dia Internacional do Jazz volta a não ocorrer, como era habitual, numa cidade “eleita”.O principal evento do Dia Internacional do Jazz 2022, um espetacular All-Star Global Concert, conta com uma seleção extraordinária de apresentações de jazz da Áustria ao Zimbabwe, destacando o poder do jazz em superar diferenças e promover a unidade e a paz por meio do diálogo e colaboração interculturais.
Herbie Hancock levará os espectadores numa turnê internacional de paisagens e sons apresentando o jazz em toda a sua diversidade. O concerto contará com apresentações de Pequim, Beirute,Casablanca, Joanesburgo, Marondera no Zimbabwe, Paris, Rio de Janeiro, Viena, e Fairbanks, Honolulu, Nova York, São Francisco e Washington DC nos EUA.
O evento será transmitido ao vivo para todo o mundo a partir das 20.00h (hora dos Açores), em jazzday.com, unesco.org, hancockinstitute.org, the International Jazz Day YouTube, canais do Facebook, e noutras plataformas, contando com apresentações de alguns dos artistas de jazz mais talentosos do mundo, incluindo Cyrille Aimée (França), Thana Alexa (Croácia), John Beasley (EUA), Dee Dee Bridgewater (EUA), Bill Charlap (EUA) , Emmet Cohen (EUA), Tom Gansch (Áustria), Melody Gardot (EUA), Christian McBride (EUA), Sérgio Mendes (Brasil), Marcus Miller (EUA), Thandi Ntuli (África do Sul), Philippe Powell (França), Dianne Reeves (EUA), Antonio Sánchez (México), Somi (Ruanda) e Mike Stern (EUA), entre outros. O famoso músico Mbira Musekiwa Chingodza (Zimbabwe) fará um dueto com Oran Etkin (Israel) no clarinete barítono; a Blue Note China Jazz Orchestra junta-se ao Global Concert a partir de Pequim; e o Jazz Women Africa comemora-se a partir de Casablanca.
Mais informações sobre o elenco de 2023 estão disponíveis em jazzday.com .
Antes do Concerto Global virtual, há ainda uma série gratuita de masterclasses educacionais, atividades infantis e discussões via webconferência com educadores e músicos de jazz famosos, transmitidos nos sites acima referidos.
O Dia Internacional do Jazz não seria possível sem os milhares de organizadores independentes em mais de 190 países que fielmente ajudam a trazer a mensagem desta música única para as suas comunidades todos os anos, em 30 de abril.
Relembrando os doze anos do Dia Internacional do Jazz, Herbie Hancock comentou: “Sendo a maior e mais inclusiva celebração da música jazz do mundo, o Dia Internacional do Jazz une as pessoas em todo o mundo. O jazz sempre tratou de expandir fronteiras – inspirando músicos em direção ao futuro e suas infinitas possibilidades. Este ano, estamos entusiasmados com o facto de o All-Star Global Concert refletir essa identidade expansiva de uma nova maneira, compartilhando com o nosso público uma rica paleta de sons em mais de uma dúzia de palcos em todos os cantos do planeta”.
De acordo com a lista oficial da Unesco, temos eventos em Alenquer, Coimbra, Águeda, Loulé, Albufeira, Vila Nova de Famalicão, Riba de Avee na Madeira na Escola EB 2/3 do Caniço. Não registados na folha oficial da Unesco há ainda eventos, certamente entre outros, em Ponte de Lima, Guimarães, Estarreja, Oeiras, Lisboa (Hot Clube), Seixal e Faro. Quanto aos Açores, constam na folha oficial da Unesco os seguintes eventos: Em S. Roque do Pico, integrado no Pico Zen Festival, realiza-se um concerto da Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico; em Angra do Heroísmo a Associação Cultural Angrajazz leva a efeito no Centro Cultural de Angra do Heroismo dois concertos a partir das 21h30: O grupo Sofia Dutra e convidados apresenta “Uma viagem pelo jazz” e o Trio de João Pedro Coelho apresenta o seu primeiro Cd “Crónicas”. Na Antena 1 – Açores o programa “Os Sabores do Jazz” fará um programa especial às 23h10 dedicado ao Dia Internacional do Jazz no qual só apresenta mulheres a tocar e a cantar.
Para saber mais sobre o Dia Internacional do Jazz e ver os eventos no site oficial, visite www.jazzday.com ou www.unesco.org/jazzday
Viva o Jazz!
Fontes: https://jazzday.com/news/ ; https://jazzday.com/events/

José Ribeiro Pinto*

* Autor não respeita o acordo ortográfico

Share

Print

Theme picker