PSD elogia Governo por “recuperar  tempo perdido” no sector da habitação
Diário dos Açores

PSD elogia Governo por “recuperar tempo perdido” no sector da habitação

Previous Article PS defende uso de lucros da EDA para ajudar famílias
Next Article Internacional Lusófono: Projetos de Dimensão Universal Internacional Lusófono: Projetos de Dimensão Universal

A deputada do PSD/Açores Vitória Pereira saudou ontem o Governo da coligação (PSD, CDS-PP e PPM) por “recuperar o tempo perdido” do desinvestimento no parque habitacional da Região a que se assistiu na última década.
A parlamentar social-democrata falava aos jornalistas no final de uma visita às obras da empreitada de execução de infraestruturas do loteamento de Santa Clara, em Ponta Delgada, cujo investimento ascende a 465 mil euros.
De acordo com Vitória Pereira, “este empreendimento permitirá aumentar o parque habitacional da Região em 22 novas moradias em regime de arrendamento acessível quer em regime de arrendamento com opção de compra, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
A deputada do PSD/Açores adianta que “relativamente ao PRR foram alocados 60 milhões de euros para a componente habitacional, aguardando agora o Governo da coligação a resposta a um pedido de reforço de 4,3 milhões de euros do Governo da República”.
Entretanto, o Governo da coligação “já investiu nesta legislatura 30 milhões de euros de verbas próprias do orçamento da Região, para além das verbas do PRR”, salvaguarda.
“Verbas estas que vão servir para aumentar o parque habitacional na Região em cerca de um milhar de novas habitações”, acrescenta.
Vitória Pereira salientou ainda que “a taxa de execução do PRR, no final de 2022, nos Açores, atingia 8,45%, enquanto a taxa média de execução nacional era inferior a 3%”.
Para a parlamentar social-democrata, “estes números mostram claramente que os Açores estão com uma taxa de execução substancialmente superior à nacional, ao contrário do que alguma oposição tem vindo a afirmar”.
“Significa que este Governo está a tomar medidas concretas que vão ao encontro das necessidades habitacionais na Região, estando em curso projectos e investimentos nas várias ilhas”, avança.
A deputada destaca que é em São Miguel “onde se verificam as maiores carências ao nível da habitação, prevendo-se actualmente a construção de 12 novos loteamentos”.
“E como o futuro se prepara no presente, o Governo da coligação está a trabalhar para dar resposta às dificuldades e aos anseios dos nossos jovens e de todos os açorianos”, concluiu Vitória Pereira.

Share

Print

Theme picker