Cineteatro lagoense acolhe sessão de assinatura do pacto territorial do concelho da Lagoa
Diário dos Açores

Cineteatro lagoense acolhe sessão de assinatura do pacto territorial do concelho da Lagoa

Previous Article Previous Article Adormece
Next Article 1º de Maio 1º de Maio

Decorreu, no cineteatro lagoense Francisco D’Amaral Almeida, a assinatura de um pacto territorial promovido pela APPJ – Associação de Promoção de Públicos Jovens, que contou com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Lagoa.   
Marcaram presença no evento, a Presidente da APPJ, Ana Isabel Martins, a Directora para a Promoção da Igualdade e Inclusão, Sandra Garcia, Albertina Oliveira, vereadora com o pelouro da Educação e Cultura, em representação da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, e várias entidades e instituições lagoenses e outras, oriundas da ilha de São Miguel.
O Projecto Terra Jovem, promovido pela APPJ, é um projecto comunitário promotor da empregabilidade jovem nos Açores e tem como principal missão a promoção da empregabilidade dos jovens em situação de vulnerabilidade social, através de um duplo movimento de actuação dos jovens e das comunidades, intervindo com jovens especificamente com os NEEF, com idades entre os 18 e 29 anos. Albertina Oliveira congratulou a APPJ, na pessoa da sua Presidente, Ana Isabel Martins, no desenvolvimento e promoção da empregabilidade e integração dos jovens lagoenses, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.   
“O município da Lagoa tem primado pela promoção de políticas de proximidade e de investimento no seu capital humano, de um modo particular nos nossos jovens”, salientou a vereadora, relembrando que,  a intervenção territorial foca-se na construção de respostas locais, coesão social, justiça social e desenvolvimento sustentável.   
De salientar que, desde 2022, a acção territorial desenvolvida pelo Projecto Terra Jovem, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, já proporcionou respostas, encaminhamentos e orientação a 66% dos jovens lagoenses, do total de jovens que estão abrangidos pela intervenção da APPJ.   
No âmbito da sessão várias entidades assinaram o Pacto Territorial Terra Jovem, que irá permitir criar sinergias com novas parcerias e algumas já estabelecidas, como é exemplo disso o Projecto On Going, uma iniciativa da APPJ, financiada pela Câmara Municipal de Lagoa.   
“Os anos de 2022 e 2023, até ao momento, demonstraram o real impacto que conseguimos promover ao nível da integração social e laboral dos jovens mais vulneráveis, ou seja, foram integrados um total de 25 jovens, estando prevista a integração contínua de mais jovens até ao término do ano de 2023”, afirmou Albertina Oliveira, frisando que a Câmara Municipal de Lagoa “está sempre disponível para o estabelecimento de parcerias, que há semelhança desta, promova o valor intrínseco dos seus munícipes”. 
 

Share

Print

Theme picker