Diário dos Açores

Falar bem de Deus hoje

Previous Article O Itinerário Processional da Imagem do Senhor, é peregrinação espiritual, onde a misericórdia do Senhor, renova e alimenta os passos da fédos fiéis devotos
Next Article Haja Esperança!

Festas do Senhor Santo Cristo 2023

Muita gente como eu está de acordo que não devem ser só os membros das religiões, confissões cristãs ou espiritualidades que devem pensar e dizer Deus nos nossos dias. Todos podemos e devemos falar de Deus sempre. E nestes dias de festa também.
O mundo para muitos está vazio de Deus, mas para outros está bem tocado pela Incarnação de Jesus Cristo que fez dela a sua transparência.
Todos devemos entrar no diálogo sobre Deus falando bem Dele. Como Igreja expressamos a nossa fé e convicção, corrigindo o que temos a corrigir na nossa comunicação.
A questão de Deus coloca hoje a do homem e vice-versa. Assim acontece também na devoção ao Santo Cristo como fala de Deus.
A devoção ao Santo Cristo fala de Deus. A devoção ao Santo Cristo explode todos os anos nas festas numa junção de religiosidade popular, piedade popular e fé. Falamos de Deus, expressando-nos e captando o seu rosto.
Devemos submeter o tocar e expressar a nossa devoção ao Santo Cristo às interrogações vitais que ela traz para dizer ou falar de Deus hoje.
Celebramos estas festas com grande expressão externa num mundo que no dia a dia é cada vez mais secularista e até mesmo pagão.
Esta fé que expressamos e em multidão é um “resto” em que se poderá tornar o religioso cristão hoje?
Esta maioria que fala de Deus e a Deus, será uma “minoria” no resto do ano tornando-se uma fala quase muda de Deus? Não teremos de visibilizar nos lugares públicos e normais da vida este falar e dizer quem é Deus?!
Deus para nós que acreditamos e aqui queremos falar Dele, afirmamos por gestos e palavras que Ele é o Senhor da nossa vida e das nossas ilhas. As realidades de vida da nossa cidade de Ponta Delgada, das outras cidades, vilas e aldeias dos Açores, demonstram o seu reinado evangélico. Apesar de tudo,e para além de tudo serão ainda muito do Deus de Jesus Cristo as nossas ilhas. São cristãs e expressam Deus as realidades de vida do nosso povo?
A Deus nunca ninguém o viu. Mas, todos gostaríamos de ver e tocar em Deus hoje. Como fazemos? A imagem do Santo Cristo, que no dizer de alguém é uma “página evangélica esculpida em madeira”, leva-nos à compreensão do amor imenso de Deus por nós ou ficamos só na sua beleza, comoção artística e religiosa?
Deus não castiga ninguém nem carrega as pessoas crentes ou não crentes para que sofrendo façam a apologia do sofrimento. Não fala bem de Deus na devoção ao «Ecce Homo» quem faz dela um pacote de sofrimentos físicos e espirituais. Amar sim, integrando o sofrimento na vida, mas não fazer da vida uma ladainha de sofrimentos.
Fala-se bem de Deus quando se procura a sua presença no fundo do ser humano ou quando se mobilizam os crentes e não crentes numa ação social meritória e concertada na luta contra a pobreza e no caminho árduo do desenvolvimento humano integral. A fé em Deus não envenena a vida, mas torna-a mais humana.
Finalmente procuramos, falamos bem Dele e encontrámo-Lo, quando à pergunta sempre atual, quem é Deus?; respondemos com o estudo da vida e projeto de Jesus Cristo, procurando Nele Ressuscitado o Crucificado e visibilizando a sua presença em comunidades que testemunhem a justiça, a caridade e a paz mesmo no nosso meio.
Boas Festas para todos!

Pe. José Constância *

Share

Print

Theme picker