Açores vão receber encontro internacional sobre alterações climáticas
Diário dos Açores

Açores vão receber encontro internacional sobre alterações climáticas

Previous Article O olhar visionário do ilhéu Roberto Costa
Next Article Acesso à Ribeira Quente vai ser cortado à noite para obras Acesso à Ribeira Quente vai ser cortado à noite para obras

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou que a Região vai receber um encontro internacional sobre as alterações climáticas.
“Importa projectarmos para o exterior, chamando o mundo até nós, e explicar não só as preocupações de que somos vítimas [relacionadas com as] alterações climáticas, mas também o nosso bom exemplo de moral e ética ambiental que temos no que diz respeito à nossa intervenção pelo controlo da acção climática”, referiu.
O anúncio foi feito durante o Seminário “Mitigação e adaptação às alterações climáticas nos Açores”, do programa Life IP Climaz, no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada.
Na reflexão e mitigação das alterações climáticas, o Presidente do Governo disse ser necessário ter “especial sensibilidade” para as consequências das alterações climáticas nos Açores e construir “um plano relativamente à protecção civil” das populações, para além de uma estratégia de “literacia”, envolvendo “todas as instituições”.
Para o chefe do Executivo, os Açores são uma “referência” da boa relação humana com a natureza.
“Nós não somos, na nossa dimensão, responsáveis pela carbonização da nossa economia, responsáveis por uma acção climática geradora de receios e consequências nefastas para a vida humana, para a vida vegetal e para a vida animal”, salientou.
José Manuel Bolieiro recordou que o Governo dos Açores vai estender a rede de radares meteorológicos existente no Grupo Central, para o Grupo Ocidental, com a colocação de um radar na ilha das Flores, e para o Grupo Oriental, na ilha de São Miguel,
Para o Presidente do Governo, a instalação dos dois radares vai “ajudar a prever com maior fiabilidade e antecipação” os fenómenos atmosféricos bem como a sua localização.

Share

Print

Theme picker