40.º Livro do Autor José de Almeida Mello homenageia Príncipe Alberto II do Mónaco
Diário dos Açores

40.º Livro do Autor José de Almeida Mello homenageia Príncipe Alberto II do Mónaco

Previous Article Previous Article 11ª edição do festival Azores Fringe já começou
Next Article Sabia que...

Foi apresentado em Ponta Delgada o livro “Príncipe Alberto II do Mónaco – Relato da Visita a Ponta Delgada – Açores”, obra, que aborda a visita do soberano do Mónaco à cidade de Ponta Delgada, entre os dias 13 e 14 de Outubro de 2022, no âmbito das comemorações internacionais da morte do trisavô, Alberto I – 1922 – 2022, da autoria do historiador José de Almeida Mello, editado pelas Letras lavadas.
José de Almeida Mello assume um discurso narrativo nesta obra, dada a sua acção directa e indirecta na organização e concretização do desígnio que teve lugar em Ponta Delgada. Assim, de forma sequencial, tece os acontecimentos num discurso directo, intimista e livre, sem preocupações no que concerne ao género literário. Esta obra constitui o reflexo do olhar do autor sobre os acontecimentos relatados e nos quais interveio como actor, designadamente, como coordenador, no desenrolar dos vários momentos do programa.
O historiador refere que a “intenção central desta narrativa é a preservação da memória colectiva de um evento social excepcional, de cariz cultural e histórico, no qual interveio como personagem central um chefe de Estado estrangeiro. Tratou-se de um acontecimento integrador, dado que nele intervieram representantes de toda a sociedade local (os cidadãos de Ponta Delgada e de outras localidades, membros da Igreja Católica, representantes diplomáticos acreditados em Portugal, forças de segurança, Poder Local e Regional, bem como Nacional). Todos os presentes foram testemunhas e actores do acontecimento, independentemente do grau de acção”.

Share

Print

Theme picker