Ministra do Ensino Superior não se compromete com os 3,5 milhões de euros prometidos pelo seu antecessor para a Universidade dos Açores
Diário dos Açores

Ministra do Ensino Superior não se compromete com os 3,5 milhões de euros prometidos pelo seu antecessor para a Universidade dos Açores

Previous Article Previous Article Sofia Ribeiro destaca comunidade educativa de São Roque do Pico
Next Article Venda de produtos alimentares nos Açores está em queda Venda de produtos alimentares nos Açores está em queda

A Ministra do Ensino Superior realçou que já existe uma “discriminação positiva” da Universidade dos Açores face às congéneres continentais, afirmando que os valores do contrato-programa vão entrar no “bolo do novo modelo de financiamento” das universidades.
“Essa discriminação positiva já existe, não só para a Universidade dos Açores, como para a Madeira. A Universidade dos Açores recebe, por aluno, mais do dobro do que a média que cada aluno recebe numa universidade no continente. Essa discriminação positiva já existe e vai continuar”, afirmou Elvira Fortunato.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior falava em Ponta Delgada, onde participou no encerramento da cimeira “S3 SUMMIT: Smart Specialization Strategy”, que decorreu na Igreja de Todos os Santos.
Em 5 de Fevereiro de 2020, foi anunciado pelo então Presidente do Governo Regional, o socialista Vasco Cordeiro, que a Universidade dos Açores iria receber entre 2020 e 2023 um reforço financeiro de 1,2 milhões de euros anuais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A reitora da UAc, Susana Leal, lembrou em Julho de 2022 que os “compromissos [financeiros] assumidos” pelo Governo da República, em 2020, estavam “por honrar” e que o contrato-programa nunca se concretizou.
Questionado sobre o cumprimento daquele acordo, Elvira Fortunato lembrou que está a ser ultimado um novo modelo de financiamento para as instituições de ensino superior, adiantando que “depois das férias” de Verão vão ser elaborados “novos contratos-programa” para dar “estabilidade” a todas as academias portuguesas.
“Estamos a trabalhar não só com a Universidade dos Açores, mas com todas as universidades e com todos os institutos politécnicos de Portugal continental e das ilhas. Estamos neste momento a trabalhar num novo modelo de financiamento para que nenhuma instituição fique prejudicada”, vincou.
A Ministra lembrou que em 2022 as instituições de ensino superior receberam um reforço de 25 milhões de euros e afirmou que actualmente “está a ser negociado mais um reforço”.
Sobre a Universidade dos Açores, Elvira Fortunato afirmou que os 3,6 milhões de euros previstos naquele contrato-programa vão fazer parte do novo modelo de financiamento das universidades portuguesas.
“Aquele dinheiro entrará no bolo do novo modelo de financiamento”, assinalou.
A 4 de Julho de 2022, Elvira Fortunato afirmou que contrato-programa entre o Governo da República e a Universidade dos Açores ia ser revisto e reiterou o “compromisso” da República no financiamento à academia.
A 17 de Janeiro de 2022, o então reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, criticou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que se “recusou a assinar” o contrato-programa de financiamento à academia que tinha sido acordado.

Share

Print
Ordem da notícia2248

Theme picker