PSD saúda taxa de cobertura de médicos de família
Diário dos Açores

PSD saúda taxa de cobertura de médicos de família

Previous Article Alertas do INE à Saúde nos Açores
Next Article Chega contra “taxas e taxinhas” das Festas do Espírito Santo Chega contra “taxas e taxinhas” das Festas do Espírito Santo

O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes saudou a taxa de cobertura de médicos de família na Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) que ronda atualmente os 90%.
O parlamentar social-democrata falava à comunicação social no final de visita às instalações da USIT e reunião com o Conselho de Administração, no âmbito das Jornadas Parlamentares que arrancaram em Angra do Heroísmo.
Para Paulo Gomes, “a USIT é um bom exemplo de uma organização focada em responder às necessidades de saúde da população, em atrair e motivar o seu quadro de pessoal e fazer das dificuldades, forças para prosseguir a sua missão de bem cuidar”.
Mesmo assim, adiantou o deputado, “foram criadas as consultas abertas, com vista a garantir o seguimento médico junto de populações vulneráveis, como as grávidas, as crianças, os utentes com diabetes e a saúde do adulto, garantido a cobertura total destes grupos em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória”.
Paulo Gomes congratula também “o modelo de serviços de proximidade como os núcleos de saúde familiar que prestam a sua atividade assistencial de corresponsabilização entre a tutela e o poder local”.
Entretanto, desde 2020, assistiu-se “ao reforço do quadro de pessoal com cerca de 50 profissionais de saúde: 17 especialistas de Medicina Geral e Familiar, 10 dos quais internos, 22 enfermeiros, técnicos superiores das áreas de Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Psicologia, Psicomotricidade, Radiologia e Terapia da Fala”, elencou.
Por outro lado, Paulo Gomes lamenta “o estado de absoluta negligência e degradação das instalações deixado pela governação socialista, causando problemas ao nível da rede elétrica, informática, parque automóvel e sistema de ar condicionado, o que têm implicado um grande investimento da parte do Governo Regional no que respeita à manutenção, requalificação das infraestruturas e equipamentos”.

Share

Print

Theme picker