Tribunal absolve Coliseu de pagar indemnização
Diário dos Açores

Tribunal absolve Coliseu de pagar indemnização

Previous Article Previous Article PS acusa Governo de ser culpado pela diminuição do turismo na Terceira
Next Article Preço do gasóleo baixa e o da gasolina mantém-se Preço do gasóleo baixa e o da gasolina mantém-se

O Tribunal do Trabalho de Ponta Delgada absolveu o Coliseu Micaelense do pagamento de uma indemnização ao antigo Director-geral da maior casa de espectáculos dos Açores.
Durante o julgamento foi reconhecida a nulidade do contrato de trabalho celebrado por Hélder Fialho, antigo Director-geral do Coliseu Micaelense, por violação da Lei.
“Este contrato celebrado entre as partes, iniciado em 1 de Dezembro de 2021, é nulo, por violação do regime disposto no citado art. 398º, nº1, do Código das Sociedades Comerciais. A deliberação do Conselho de Administração de 26 de novembro de 2021, em si, também o é (cfr. atr. 56º, nº1, alínea d) do mesmo código)”, pode ler-se na sentença. A cessação do contrato de trabalho promovida pela Coliseu Micaelense – Sociedade de Promoção e Dinamização de Eventos Culturais, Sociais e Recreativos, EM, SA foi promovida “de forma legítima” ao invocar a sua nulidade, “não havendo, desde logo, qualquer conduta ilícita que possa ser imputada” à sua actual Administração. “Não age com má fé o Conselho de Administração de uma sociedade anónima que, em nome desta, menos de dois meses após a sua tomada de posse, procura defender-se de um contrato inválido, celebrado com violação de uma norma imperativa, que não está na disponibilidade das partes, como a que se encontra consagrada no art. 398º, n.º1 do Código das Sociedades Comerciais. Não age a Ré (Coliseu Micaelense), nestas condições em abuso do direito”, sublinha a decisão do Tribunal de Trabalho.
Recorde-se que o ex-Director-geral, Hélder Fialho, pediu o pagamento de uma quantia de cerca de 100 mil euros, tendo o Tribunal  absolvido o Coliseu Micaelense do pagamento de “qualquer indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais”.
O Coliseu Micaelense apenas terá de proceder ao pagamento das retribuições relativas ao mês de Dezembro de 2022, férias e respectivo subsídio.

Share

Print
Ordem da notícia2271

Theme picker